Capacitação de conselheiros na CIC e Pinheirinho estimulam a participação no controle social

Por meio do método ativo da andragogia, que estimula a participação dos envolvidos, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) realizou no mês de novembro capacitação de conselheiros nos distritos sanitários CIC e Pinheirinho. Nos dois locais, o curso foi conduzido pelo CMS e pelo Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – CES.

De um modo geral, os conselheiros ficaram bastante satisfeitos ao final do curso, que durou dois dias em cada um dos distritos. A avaliação feita por eles foi bastante positiva. Wander Marques, do Conselho Local da Unidade de Saúde Ipiranga, do Distrito Pinheirinho, participou pela primeira vez de uma capacitação e afirmou que agora compreende claramente a função que terá que desempenhar em seu conselho, representando uma comunidade. “Eu obtive informações novas, eu tinha uma visão diferente da atuação do conselheiro. Foi muito bom”, comentou. Também do Pinheirinho, representando o Conselho Local da Unidade de Saúde Dom Bosco, Anadir Moura, conselheira há dez anos, disse que desta vez a capacitação foi bastante proveitosa, já que estimulou o debate entre os participantes. “Nas outras capacitações, somente com palestras, ficava tudo muito cansativo e repetitivo. Agora foi mais proveitosa e focou bem no assunto mais importante, que é a importância e a atuação do Conselho e dos conselheiros”, avaliou.

Durante a capacitação, os conselheiros puderam colocar o seu olhar sobre o que é representar uma comunidade em defesa do controle social, seja dentro de um Conselho Local, seja no Distrital ou no Municipal. Chilei Garcia, conselheira no Distrito CIC, diz que ser conselheiro é, acima de tudo, ter amor ao próximo e não se preocupar em receber nada em troca. “As pessoas falam: ‘nossa, você não ganha nada. Mas eu não ligo, pois a questão é fazer o bem sem esperar retorno”, diz Chilei. Luiz Guilherme de Freitas, do Conselho Local Tancredo Neves, da CIC, afirma que para ser conselheiro tem que entender as diversidades e saber ouvir. “Temos que ter jogo de cintura, ouvir e tentar entender todos, e se colocar no lugar do outro”, afirma.

No ano passado, o CMS realizou uma capacitação somente, no modelo de seminário. No ano que vem o CMS deve continuar seguindo a linha da capacitação em módulos distritais.

--

Veja fotos das capacitações do Distrito CIC e Pinheirinho!

Conselheiros que participaram na CIC: Chiley Garcia (US Sabará), Cleusa da Silva (US Nossa Senhora da Luz), Geralda da Silva (US Taís Araújo), Luiz da Silva (US Tancredo Neves), Manoel da Silva (US Augusta), Dione (US Vitória), Diva Santos (US São José), Sérgio dos Santos (US Barigui), Valdenir de Oliveira (US Vila Sandra), Gilberto Martins (US São Miguel).

Conselheiros que participaram no Pinheirinho: José Luiz Gonçalves (US Pompéia), Anadir Maura (US Campo do Santana), Maria Fátima Freitas (US Aurora), Janice Moura (US Parque Industrial), José Aparecido Costa (US Maria Angélica), Ovídio Vicente (US Maria Angélica), Arlete de Andrade (US Concórdia), Wander da Silva (US Jardim Ordem), Ivone Aparecida Heneberg (US Santa Rita), João Silva (US Sagrado Coração).