Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado pela Comissão de Vigilância em DST/Aids do CMS
O Brasil tem até o ano de 2020 para atingir a meta 90-90-90 estabelecida pelo país, perante a ONU, para combater a aids. A meta consiste em ter 90% das pessoas com o vírus HIV diagnosticadas; deste grupo, 90% seguindo o tratamento; e, dentre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável. A meta mundial prevê novas infecções limitadas a 500 mil ao ano e zero discriminação.
O tema “testar e tratar” foi o foco das ações desenvolvidas pela Comissão de Vigilância em DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba e a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) ontem, na Praça Rui Barbosa, para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Integrantes do Fórum Paranaense de ONGs Aids – que integra várias ONGs que tratam do mesmo tema – orientaram a população com materiais educativos e distribuíram mudas de plantas, fazendo alusão à qualidade de vida – outro grande foco da ação. Um painel lembrou artistas famosos que morreram com a doença.
A médica e diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Juliane Oliveira explicou que a ideia do “testar e tratar” é o grande foco nos dias de hoje. Segundo ela, o uso do preservativo é o primeiro passo, mas é fundamental reiterar a importância do diagnóstico, pois, assim, há a possibilidade do tratamento correto e de se diminuir a quantidade de novos contágios. “Quando a pessoa sabe que tem a doença ela já pode iniciar o tratamento o quanto antes. E quando ela faz o tratamento, a carga viral da doença vai diminuindo, e o risco de transmissão também. Por isso é tão importante frisarmos o testar e tratar”, alerta Juliane.
Ivone Rodrigues, integrante da Comissão e da Rede Sol, diz que o evento tem como objetivo principal a prevenção e a testagem, mas acima de tudo, a solidariedade. “O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é uma celebração contra o preconceito”, afirma.
Simone Martha de Souza, integrante do Grupo Amigos – ONG que oferece apoio às pessoas que vivem com o vírus HIV e as encaminha ao tratamento mais adequado – convive com o vírus da aids há mais de 20 anos. Ela reitera a importância do uso do preservativo como forma de prevenção e garante que não é fácil conviver com a doença. “Claro que hoje existem medicamentos. Mas não é fácil fazer o tratamento. Quando você se vê com o vírus, muita coisa muda na sua vida. Não adianta termos conhecimento de que precisa se cuidar e não usar o preservativo, por exemplo”, comenta. Simone diz que já passou por muitos altos e baixos durante a doença, e que recentemente ficou em coma por dois meses. “São meus filhos que me dão força para viver”, afirma Simone.
Testagem –O pedreiro Carlos Lopes passava pela Praça Rui Barbosa ontem e decidiu se informar sobre a doença. Ele também fez o exame para saber se tem o vírus HIV por meio do Programa A Hora é Agora, da Prefeitura de Curitiba. O trailer do Programa ficou estacionado na Praça como parte das ações desenvolvidas no evento. “Sabemos que ainda existe muita contaminação, muita gente não usa preservativo. Fiz o exame há alguns anos e estava tudo bem, mas vou fazer novamente”, comentou ele. O Programa A Hora é Agora foi lançado pela Prefeitura há um ano. Os trailers disponibilizam testagem rápida de aids e ficam estacionados às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, na Praça Osório. A segunda unidade móvel estará embarcada em uma estrutura do programa Consultório Na Rua – que leva equipes de saúde à população de rua – e seguirá o itinerário programado para o veículo.
Todas as unidades básicas de saúde de Curitiba, além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) Portão, Cajuru, Boa Vista e Matriz realizam os testes convencionais de HIV em Curitiba, que ficam prontos em até três dias. O teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos, pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) no bairro São Francisco (Rua do Rosário, 144).
Dia Mundial de Luta contra a Aids - O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi internacionalmente instituído em outubro de 1987. Foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). É uma data em que o mundo une forças para a conscientização sobre a doença.
Veja algumas fotos!
Foto 9