CMS realizou encontro de Conselhos
Com o objetivo de ampliar o relacionamento entre os Conselhos da Região Metropolitana de Curitiba e levar informações sobre financiamento do SUS a todos, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba realizou em fevereiro o 5º Encontro de Conselhos Municipais de Saúde de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba.
Um dos problemas enfrentados hoje pelos gestores em saúde no município de Curitiba é o grande número de usuários de fora da cidade. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no final do mês de outubro de 2015 apontou que até 40% dos usuários destes locais são oriundos de municípios vizinhos. O impacto é mais sentido nas UPAs do Boa Vista e da Matriz, onde entre 30% e 40% do total de atendimentos são para usuários de outros municípios, principalmente Colombo e Almirante Tamandaré. Considerando a média das nove UPAs da cidade, pelo menos 10% da demanda é resultado de busca direta por moradores da região metropolitana. Em média, são 91 mil atendimentos por mês, dos quais cerca de 9 mil de outras cidades.
Durante o encontro entre os conselhos, a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual Andréia Bagatin fez uma palestra sobre controle social e o secretário municipal de Saúde de Curitiba, Cesar Tittton, explanou todo o funcionamento do sistema e como ficam os gastos de Curitiba com os pacientes oriundos da região metropolitana.
Entre os encaminhamentos do encontro estão o fortalecimento do Consórcio Metropolitano de Saúde, que visa ao chamado 70/30 – ou seja, 30% das consultas especializadas realizadas em Curitiba seriam para a região metropolitana. Mas hoje esta porcentagem está entre 36% e 38%. “Isso afeta os gastos de Curitiba, levando à necessidade da repactuação”, alertou o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Adilson Tremura. Além deste encaminhamento, o Conselho também pretende levar à Comissão de Orçamento e Finanças algum representante do Ministério da Saúde para que ele apresente o custo de todo o sistema no país.
Durante o encontro estiveram presentes conselheiros, secretários municipais ou representantes, além dos conselhos.
Veja aqui algumas fotos do encontro abaixo!
(Fotos: Laertes Beirigo)
A promotora do Ministério Público Estadual Andréia Bagatin e o presidente do CMS, Adilson Tremura
Mesa de abertura com a promotora Andréia Bagatin
Mesa de abertura com a promotora Andréia Bagatin
O presidente do CMS, Adilson Tremura, na mesa de abertura
A secretária executiva do CMS, Márcia Maura Culibaba
Presidente do CMS, Adilson Tremura e mesa de abertura
Luiz Tadeu Bernardina, do Distrito Boa Vista
Luiz Tadeu, conselheiros, Eduardo Funchal (SMS), João Santa (CMS) e outros conselheiros