Capacitação no Bairro Novo reforça importância da atuação dos conselheiros de saúde
Dando continuidade às capacitações de conselheiros iniciadas em 2015, o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) realizou no mês de março a capacitação no Distrito Sanitário Bairro Novo.
Por meio do método ativo da andragogia, que estimula a participação dos envolvidos, 21 conselheiros participaram de um amplo debate sobre controle social, que possibilitou que eles colocassem sua opinião sobre o tema e ampliassem seus conhecimentos sobre o seu papel na sociedade.
A conselheira Tereza Przyvitowski, do Conselho Local Sambaqui, disse que este formato de capacitação é bastante proveitoso e esclarecedor. “Descobri muitas coisas que ainda não sabia. Muitas vezes não tomamos algumas atitudes por desconhecimento”, comentou. Para ela, a discussão sobre o Regimento do Conselho foi um dos pontos principais da capacitação. “Já li o Regimento. Mas ler, somente, não adianta. Precisamos interpretá-lo e entender o que podemos e o que não podemos fazer”, observa Tereza, que atua como conselheira há dois anos.
O conselheiro do Bairro Novo, José de Souza Filho, que atua há 4 anos no conselho local, também ficou satisfeito com a capacitação. “Aprendemos muito sobre o Regimento, o que podemos fazer, o que o usuário pode ajudar no controle social. Eu já tinha lido o documento, mas não tinha compreendido toda esta abrangência”, disse.
Neste ano, a renovação de conselheiros foi grande, e por isso a capacitação em formato ativo se torna ainda mais importante, como lembra o presidente do CMS, Adilson Tremura. “A capacitação é importante na medida em que difunde a importância dos conselheiros para o controle social, já que muitos deles não têm o entendimento correto do seu papel e atribuições.”, comenta Tremura. O CMS conta com 81 conselheiros. O presidente do CMS lembra ainda que o conselheiro, ciente de suas atividades, consegue disseminar estes conhecimentos na sociedade, que também passa a entender a importância dos conselhos para a saúde.
Em breve o CMS organizará um calendário com datas das capacitações nos outros distritos sanitário da cidade. Em 2015, foram realizadas capacitações nos distritos sanitários da CIC e do Pinheirinho. Nos dois locais o curso foi conduzido pelo CMS e pelo Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – CES. A Comissão de Comunicação e Educação Permanente do CMS também participa da organização das capacitações.