Capacitações continuam nos Distritos Portão, Matriz e Santa Felicidade

Nos meses de abril e maio de 2016 foi a vez dos conselheiros dos Distritos Portão, Matriz e Cajuru participarem da capacitação de conselheiros organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS). Nesta gestão, o CMS optou por capacitações que utilizam o método da andragogia, que estimula a participação dos envolvidos de maneira ativa. O objetivo das capacitações, neste primeiro momento, é difundir as atribuições, direitos e deveres do conselheiro e dos conselhos na execução efetiva do controle social na saúde.

O método vem sendo aprovado pelos conselheiros. O conselheiro do DS Portão, Nelson Nadalin, avaliou que o fato de ser um método ativo, em que todos têm a oportunidade de se expressar, de dar sua opinião, foi muito produtivo. “Em outras capacitações não podíamos levantar nenhum assunto. Nesta não ficamos somente ouvindo, pudemos nos expressar”, comentou.

Amélia dos Santos, do DS Cajuru, disse que a capacitação a estimulou a estudar mais. Ela está atuando no Conselho Local do Solitude pela primeira vez. “A capacitação foi muito útil. Às vezes somos chamados a atender desentendimentos entre funcionários e usuários, e precisamos saber o que podemos ou não podemos fazer”, disse ela. Durante a capacitação, vários temas foram tratados, como o papel do conselheiro, os regimentos e o controle social. “Na medida do possível, nós conselheiros precisamos ajudar, mas conhecer o que podemos fazer”, comentou. Helena Schoenau, também do Cajuru, destacou que as capacitações sempre lhe trouxeram aprendizado. “Às vezes é difícil trabalhar no conselho local, pois falta médico, medicamento. Temos muito o que fazer ainda”, disse.

 

 

AGENDA DAS CAPACITAÇÕES

Para maio, também estava prevista a capacitação no Distrito Santa Felicidade (até o fechamento desta edição ainda não havia sido realizada). O CMS iniciou as capacitações no ano de 2015, e nesta primeira etapa elas estão sendo feitas por distritos. Em dezembro de 2015 foram realizadas as etapas nos Distritos da CIC e Pinheirinho. No Bairro Novo, a capacitação aconteceu em março de 2016. No mês de abril, os trabalhos ocorreram nos Distritos Portão e Matriz e, em maio, foi a vez dos DS Cajuru e Santa Felicidade. As datas das capacitações dos distritos Boa Vista e Boqueirão ainda estão sendo definidas.

 

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHEIRO

As atribuições dos conselheiros estão previstas no Capítulo V do Regimento do Conselho Municipal de Saúde. Resumidamente, os conselheiros de saúde são voluntários, devem participar de no mínimo uma Comissão Temática do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e participar de todas as reuniões Ordinárias e Extraordinárias do Conselho e, no caso de participação em Comitês de Ética em Pesquisa de Instituição de Ensino, deverão entregar relatórios bimestrais à Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde. Os membros do CMS poderão ser substituídos mediante solicitação da entidade que representam. Quando o membro titular falta nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde haverá substituição pelo membro suplente, automaticamente, exercendo este os mesmos direitos e deveres do membro titular. As faltas podem acarretar na perda da vaga no Conselho.