CMS finaliza o primeiro módulo de capacitação de conselheiros de saúde

Conselheiros de saúde de Curitiba tiveram a oportunidade de participar do módulo 1 da capacitação organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS), nos meses de março e abril de 2017. O curso foi ministrado em duas datas para atender a toda a demanda de inscritos, que foi de cerca de 60 pessoas. O módulo 2 ainda não foi agendado, mas a previsão é de realizá-lo ainda no primeiro semestre.

No módulo 1, o conteúdo gira em torno basicamente do perfil do conselheiro, seus direitos e deveres, dos regimentos (principalmente dos Conselhos Locais de Saúde), do funcionamento dos Conselhos (Locais, Distritais, Municipal e Nacional), entre outros assuntos que surgem durante o curso. O método utilizado é o da Andragogia, que estimula o debate e a participação dos participantes. O conselheiro da Unidade de Saúde Cajuru, Vlademir de Oliveira, atua há três anos no controle social mas nunca teve a oportunidade de participar de capacitações. Para ele, que representa o segmento Usuário, conhecer um pouco mais sobre os direitos e deveres do conselheiro, e também sobre os regimentos, foi muito proveitoso. “A capacitação mudou totalmente a minha visão sobre o que é ser conselheiro. Agora eu sei exatamente como devo atuar”, afirmou.

A conselheira Daniele dos Santos, representante do segmento Trabalhador do Conselho Local de Saúde Solitude, disse que aprendeu muitas coisas novas na capacitação, e que repassará para a chefia de sua unidade, servindo também de multiplicadora. “É ótimo aprender sobre como podemos atuar e multiplicar essas informações”, observou. Há cinco anos como conselheira, outra representante do segmento Trabalhador, Silvana Barbosa, disse que tirou várias dúvidas sobre os regimentos. “Antes eu só participava das conferências e não entendia muito bem como tudo funcionava”, comentou.

Júlio Huincho, da Unidade de Saúde Tingui (Distrito Boa Vista), disse que o módulo 1 foi importante para ele porque é a primeira vez que está atuando como conselheiro em Curitiba. “Eu não conhecia em detalhes o funcionamento de todas as instâncias de um Conselho Municipal, e nem o Regimento Interno dos Conselhos Locais. Com a capacitação eu tive a oportunidade de passar a conhecer todo este funcionamento e saber o que devo buscar para aprender mais”, contou ele. Durante a capacitação, o facilitador procura detalhar o Regimento, pois é ele que norteia todas as ações dos conselheiros locais. “E entendi também a importância das Conferências de Saúde, que acontecem de quatro em quatro anos”, observou Júlio.

Módulos

O 1º módulo das capacitações foi realizado em todos os Distritos Sanitários de Curitiba, nos anos de 2015 e 2016. Nos meses de março e abril de 2017 o módulo foi realizado novamente para aquelas pessoas que não conseguiram participar nos anos anteriores. O método utilizado é o da Andragogia, que estimula a participação ativa de todos os conselheiros reunidos. Neste método, o facilitador está disponível para tirar dúvidas, esclarecer questões e mediar o debate, mas são os conselheiros que ficam livres para comentar, trocar ideias e fazer perguntas. Curitiba tem hoje 10 Distritos Sanitários, com 110 Unidades de Saúde. São realizadas reuniões de Conselhos Locais e Distritais, abertas à comunidade. Os conselheiro de saúde podem pertencer a qualquer dos segmentos que compõem os Conselhos: gestores, prestadores de serviço, trabalhadores ou usuários do sistema. O conselheiro precisa pertencer a alguma entidade, da qual será representante no seu conselho.

Veja abaixo um quadro com a previsão das capacitações para este ano:

23 e 24 de março (primeira turma)

10 e 11 de abril (segunda turma)

1º Módulo para conselheiros que ainda não participaram da capacitação, dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor

Maio e junho (dias a definir)

Capacitação de novos facilitadores

Julho (dias a definir)

Início do 2º Módulo da capacitação para os conselheiros dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor