Comissão de Saúde Mental participa de caminhada antimanicomial no dia 18 de maio

A luta por uma saúde mental mais humanizada por meio de mudanças nos parâmetros éticos e técnicos no atendimento aos portadores de doenças mentais é o que se chama hoje de Movimento Antimanicomial. Esta luta será marcada por uma caminhada em Curitiba, no dia 18 de maio (quinta-feira), Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) fará parte desta manifestação, que está marcada para sair da Praça Santos Andrade, às 10h, com concentração por volta das 9h. A caminhada deve seguir até a Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, juntamente com entidades de movimentos sociais, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus familiares.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído há 30 anos, durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru (SP). Neste evento foi discutido o modelo dos manicômios e foi proposto um modelo diferente de atenção, com o cuidado aberto. Em Santos (SP), na mesma época, também foi discutida a questão, com a abertura de Núcleos de Atenção Psicossociais (NAPS) na cidade. Em Curitiba, doze Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) prestam atendimento às pessoas com doenças mentais. Cerca de 250 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos em cada um destes CAPS.

A coordenadora da Comissão de Saúde Mental do CMS, Luciana Savaris, lembra que o melhor cuidado para os portadores de transtornos mentais é dentro da sua própria comunidade, por meio dos CAPS. “Hoje este tratamento na sua comunidade, com o cuidado em liberdade, já acontece. Com a caminhada nós queremos reafirmar isso e diminuir o estigma em relação aos portadores de doenças mentais”, comenta Luciana.

“Reforçamos o cuidado em liberdade, reafirmando sempre a importância da rede de atenção psicossocial”, diz Luciana, que também compõe a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.

Em 2017, comemora-se também os 16 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica brasileira (lei nº 10.216/01), sancionada em 6 de abril de 2001, que regulamenta as internações psiquiátricas e promove mudanças no modelo assistencial aos pacientes portadores de transtorno mental.

O QUE: CAMINHADA – DIA NACIONAL DE LUTA ANTIMANICOMIAL

ONDE: CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA SANTOS ANDRADE, EM CURITIBA

HORÁRIO: 9h

TRAJETO: A CAMINHADA SAIRÁ DA PRAÇA E SEGUIRÁ ATÉ A BOCA MALDITA (RUA XV DE NOVEMBRO)