Plano Municipal de Saúde 2018 - 2021 aprovado pelo CMS

O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) aprovou no mês de junho, em sua 327ª reunião Ordinária, o Plano Municipal de Curitiba 2018 – 2021. O Plano Municipal foi amplamente discutido nos Distritos Sanitários e nas Comissões Temáticas do CMS junto ao Gestor da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Várias alterações foram sugeridas e ajustes foram feitos para, então, o Pleno do Conselho aprovar o material.

O Plano Municipal de Saúde é um documento que contém as diretrizes, ações, indicadores e metas para a Saúde em Curitiba no período de 2018 a 2021. Foi elaborado com base na análise do perfil demográfico, epidemiológico e sanitário da população de Curitiba, no Relatório da 13º Conferência Municipal de Saúde, nos projetos prioritários e nas Redes de Atenção à saúde propostas no plano de governo para a saúde da gestão 2017 a 2020.

O presidente do CMS, Adilson Tremura, ressalta que o Plano Municipal é um dos documentos mais importantes para a saúde. Ele lembra que nada vai para a Lei Orçamentária Anual se não estiver garantido no Plano Municipal. “Nada é feito na área de saúde se não estiver no Plano. Por isso esse documento é tão importante”, afirma.

Entre as diretrizes que estão no Plano, estão:

1.Postos de Saúde em Acolhida

2. Implantar as redes de atenção prioritárias (atenção materno infantil, saúde mental, saúde bucal, pessoa com deficiência, saúde do idoso)

3. Promoção à saúde

4. Rede de Atenção à Urgência e Emergência

5. Organização da atenção ambulatorial e hospitalar especializada - Hospitais em Rede

6. Regulação do Sistema Municipal de Saúde

7. Vigilância em Saúde – vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental (Curitiba sem Mosquito), zoonoses e saúde do trabalhador

8. Gestão de Pessoas e Educação Permanente em Saúde

9. Participação da Sociedade e Controle Social

10. Qualificação da Gestão e do Financiamento em Saúde

Veja aqui o Plano na sua íntegra.