Mutirões Saúde Já tiram 110 mil pessoas das filas de espera em 10 meses

A aposentada Cecília Sokoloski, 72 anos, exibe sorridente a pele renovada. Não para menos: as manchas no rosto se foram depois do tratamento indicado pela dermatologista. Também foi embora a preocupação de um possível câncer de pele.

Ela foi uma das 110 mil pessoas que saíram das filas dos atendimentos médicos especializados com os Mutirões Saúde Já, programa da Prefeitura que desde fevereiro está investindo R$ 12 milhões e quer atingir um total de 200 mil pessoas que esperavam um atendimento nas especialidades.

No caso de Cecília, a certeza do tratamento correto e o fim da inquietação vieram com o Mutirão Saúde Já de Dermatologia, o primeiro a ser lançado pelo prefeito Rafael Greca e que tirou a aposentada de uma espera de dois anos por uma consulta com a médica especialista na saúde da pele.

“Esperei tanto que quando fui chamada foi até uma surpresa. Fiquei tranquila em saber que não era nada mais sério e o tratamento até ajudou na autoestima”, conta a paciente, que tem familiares com histórico de câncer de pele.

Balanço

Em dez meses, foram realizados quase 173 mil agendamentos em especialidades como urologia, vasectomia, dermatologia, cardiologia, ortopedia e exames laboratoriais e complementares.

Só nas áreas de Dermatologia e Pequenas Cirurgias de Pele, 14,8 mil pessoas foram atendidas desde março. Na cardiologia, o impacto na fila chega a 93,6%, com 4,8 mil atendimentos.

Nas especialidades de vasectomia e diagnóstico por radiologia, as filas foram praticamente zeradas, com atendimento a mais de 99% das pessoas que estavam à espera.

Como funciona

Os mutirões foram criados para diminuir o tempo de espera nas filas por exames, consultas e cirurgias de especialidades, que no início do ano chegavam a quase sete anos em algumas especialidades. A proposta do programa é que tanto a consulta quanto exame sejam feitos no mesmo local, evitando que o usuário saia de uma fila e tenha de entrar em outra para concluir um atendimento.

Os mutirões são realizados em parceria com os hospitais prestadores de serviço à Secretaria Municipal de Saúde: Hospital Evangélico, Hospital do Idoso Zilda Arns, Cruz Vermelha, Erasto Gaertner, Hospital das Clínicas, Hospital do Trabalhador, Madalena Sofia, São Vicente, Cajuru e exames radiológicos realizados nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).