Vacinas/ Imunização

A imunização (vacinação) é uma das intervenções de maior sucesso e de melhor custo-efetividade disponível para a prevenção de doenças.
Para garantir o sucesso de um programa de imunização, não basta a oferta de vacinas com boa eficácia. O impacto final das ações de imunização (efetividade), ou seja, a redução da morbi mortalidade por doenças imunopreveníveis, depende da abrangência e da qualidade do processo de vacinação como um todo, sendo necessária a adoção de procedimentos adequados antes, durante e após a administração desse produto.
Em Curitiba, as ações de imunização se constituem numa importante função da rede municipal de saúde. Cada US tem como papel, monitorar a situação vacinal de grupos prioritários da população residente na sua área de abrangência.
Para garantir a qualidade de todo o processo de vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, realiza treinamentos sobre o tema com as equipes, periodicamente.
Este material foi elaborado visando apoiar o trabalho dos profissionais de saúde da rede municipal, resumindo os principais pontos do processo de vacinação: rede de frio, técnicas de administração de vacinas, esquema vacinal, registro de vacinas na unidade de saúde, acompanhamento da situação vacinal, cobertura vacinal, reações pós-vacinais, contra-indicações, situações especiais, movimento mensal de imunobiológicos e gerenciamento dos resíduos da sala de vacinas.