Notícias

  • Mutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais nesta semanaMutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais de Curitiba

    Nesta semana, o Mutirão Curitiba sem Mosquito volta às regionais Cajuru e Tatuquara. A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

    Os moradores das regiões onde serão realizados os mutirões serão avisados pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde ao longo da semana. Nos dias determinados, os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolhem os resíduos separados para descarte. Confira abaixo as datas de coleta:

    Cajuru
    Os agentes vão percorrer 23 quarteirões no bairro Uberaba, próximo à Rua Fernando Antônio Alberti. As vistorias nas casas ocorrem dois dias antes do recolhimento dos entulhos na quarta-feira (24/4).

    Tatuquara
    O mutirão percorre 31 quarteirões em dois bairros do Tatuquara: começa pelo Caximba, nas proximidades da Rua Francisca Beralde Paolini, em seguida pessa pelo Campo de Santana, nas imediações da Rua Prof. Manoel de Oliveira Franco Sobrinho. As vistorias nas casas ocorrem entre segunda e quinta-feira, antes do recolhimento dos entulhos que será na sexta-feira (26/4).

    Leia mais...
  • Saúde contrata 355 profissionais para o SUS de Curitiba e reforça principalmente o atendimento de emergênciaSaúde contrata 355 profissionais para o SUS de Curitiba e reforça principalmente o atendimento de emergência

    Para responder ao acréscimo na demanda por atendimento hospitalar e de emergência nos meses de inverno, quando há um aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) está contratando 355 profissionais para o SUS de Curitiba.

    “É um esforço para atender à demanda crescente de atendimento de pacientes com síndromes respiratórias agudas, o alto número de internação por dengue, além da demanda normal das nossas unidades”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas.

    A Feas é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que estabelece as diretrizes e estratégias da área. Do total de novos contratados, 55 são funcionários administrativos e 300, assistenciais. Segundo o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, há mais contratações por vir.

    Leia mais...
  • Com aumento de casos de hepatite A, Saúde de Curitiba orienta para prevenção da doença

    Curitiba vem registrando em 2024 um número incomum de casos de hepatite A, o que levou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a emitir um alerta aos serviços de saúde para os sinais e sintomas da doença e a atenção aos cuidados necessários. De janeiro a 18 de abril deste ano, dados preliminares, foram confirmados na cidade 100 casos de hepatite A, sendo que a média histórica era de dez casos por ano.

    “A hepatite A geralmente é uma doença de caráter benigno, mais comum em crianças. No entanto, os casos confirmados neste ano têm acometido adultos jovens e com gravidade, o que demanda maior atenção das equipes de saúde”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

    Dos 100 casos confirmados, 62% necessitaram internamento e 6% precisaram de cuidados intensivos, ou seja, internação em UTI. Foram registrados três óbitos por Hepatite A aguda nesse período: uma mulher de 29 anos, e dois homens, de 40 e 60 anos.

    Leia mais...
  • Curitiba aguarda nova remessa de vacina anticovid para retomar aplicações

    A Secretaria Municipal da Saúde terminou nesta quarta-feira (17/4) a aplicação de todas as doses disponíveis da vacina anticovid para o público prioritário de 12 anos ou mais. O município aguarda nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação nas unidades de saúde.

    Baby
    A secretaria informa ainda que as vacinas anticovid baby estão com estoques regularizados e continuam disponíveis em 102 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Confira os locais de aplicação no site Imuniza Já Curitiba.

    Leia mais...

Comitê de Ética / Pesquisa

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as seguintes orientações:

  • Pesquisadores externos, discentes e docentes, que estão realizando ou orientando curso de graduação ou pós graduação em Instituições de Ensino (público em geral e servidores da PMC/SMS) e pesquisadores interessados em utilizar a PMC/SMS como campo de pesquisas com seres humanos deverão: 
  1. Inicialmente realizar cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise de viabilidade de campo de pesquisa. 
  2. O pesquisador deverá inserir na Plataforma Brasil todos os documentos exigidos pelo CEP/SMS antes da análise da Instituição Proponente.
  3.  O CEP da SMS receberá o projeto pela Plataforma Brasil, após apreciação do CEP da Instituição Proponente, para análise de viabilidade da pesquisa e emitirá parecer de Coparticipante.
  • Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e outros pesquisadores sem vinculo institucionais, que desejam realizar pesquisas independentes, ou seja, não vinculadas à graduação ou pós- graduação, deverão inicialmente cadastrar o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê de Ética da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as orientações baixo:

1- Pesquisadores que estão realizando curso de graduação ou pós-graduação nas Instituições de Ensino (servidores da SMS e público em geral) e pesquisadores interessados em utilizar o campo de trabalho da SMS Curitiba para desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas envolvendo seres humanos, deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise e aprovação quanto à viabilidade de campo de pesquisa.
O pesquisador deverá inserir na Plataforma Brasil todos os documentos exigidos pelo CEP/SMS antes da análise do Comitê do Ética proponente.
Após a aprovação no CEP da Instituição Proponente, a SMS Curitiba receberá o projeto pela Plataforma para análise quanto à viabilidade e emitirá parecer de Coparticipante.

2- Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba que desejam realizar pesquisa não vinculada à graduação ou pós-graduação deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

As Reuniões Ordinárias do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS ocorrem mensalmente.

Calendário de Reuniões 2024 do CEP/SMS

Como vincular a Instituição Prefeitura em seu Projeto na Plataforma Brasil-2021

Linhas de Pesquisa prioritárias para SMS/CEP - 2023 - 2024

Declaração de ausência de conflitos de interesse -2021

Declaração de Ciência de Interesse de Campo de Pesquisa - 2021

Fluxo para encaminhamentos de solicitações de projetos de pesquisa - 2021

Declaração de ausência de custos - 2021

Requerimento de Apreciação de Projetos de Pesquisa no CEP - SMS Curitiba - 2021

Roteiro para elaboração de relatório final - 2021

Solicitação de dispensa do termo de consentimento livre e esclarecido - 2021

Termo de confidencialidade de uso de dados - 2021

Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) - 2021

Termo de uso de Imagens e voz - 2021

Composição do Comitê de Ética em Pesquisa:

Portaria 101/2021 - Designa membros para Comitê Ética em Pesquisa

Regimento Interno do CEP - março 2019

Ata das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa:    

  •  2023:
  •  2022:
  •  2021:

 Maiores esclarecimentos entrar em contato por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: 3360-4961 - Endereço: Rua Francisco Torres, n° 830, Centro, Curitiba, Pr - CEP 80.060-130 horário de funcionamento: 13h30min às 17h.

 

 

    

             

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Saiba Mais

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Saiba Mais

 

Taxa de mortalidade infantil

 

taxaMortalidade1997-2018


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV
Nota: * dados preliminares

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável