Secretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

IMG 20250402 091116121 HDRSecretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, lançou, nesta quarta-feira (2/4), o programa Operação Sala Vermelha, que tem o objetivo de definir as diretrizes essenciais para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo em Curitiba e capacitar os profissionais de urgência e emergência da SMS e Feas.

O evento de lançamento aconteceu no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, sede do Samu, Departamento de Urgência e Emergência (DUE) e Centrais de Regulação, e reuniu as chefias dos serviços de Urgência e Emergência da SMS e Feas.

“Esse é um projeto que foi pensado nos mínimos detalhes. Eu vivo a urgência e emergência há mais de 20 anos e sei dos desafios impostos, pois quatro ou cinco minutos é o tempo que eu tenho para agir na urgência e emergência e os resultados dessa ação impactam positiva ou negativamente na vida das pessoas”, disse Tatiane Filipak.

Realizado no Departamento de Urgência e Emergência e desenvolvido pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), o programa Sala Vermelha tem como objetivo principal fortalecer a formação e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

Fundamentado na Portaria 2.048/2002, que estabelece diretrizes para a educação continuada nos serviços de urgência, o programa incentiva a busca constante pelo conhecimento, promovendo capacitação, habilitação e aprimoramento das competências dos profissionais da área. Os servidores participarão das aulas teóricas durante seu período de plantão e terão aulas práticas em horários alternativos.

Além disso, visa à padronização dos atendimentos, assegurando qualidade e uniformidade nos cuidados prestados. Dividido em módulos, a Sala Vermelha abrange temas clínicos, cirúrgicos, pediátricos, obstétricos e psiquiátricos, ampliando o acesso a capacitações e certificações para os trabalhadores das urgências e emergências da cidade.

A Diretora de Urgência e Emergência da SMS, Keity Arias, destacou que o programa é um marco para a Saúde de Curitiba. “Damos um passo decisivo rumo a um atendimento ainda mais eficiente e humanizado, reafirmando nosso compromisso com a excelência na Saúde Pública”, declarou Keity, ressaltando que é preciso assumir esse compromisso com a educação permanente de toda equipe, elevando continuamente a qualidade e segurança dos serviços prestados à população.

A representante do Conselho Municipal de Saúde, conselheira Malu Gomes, parabenizou a iniciativa e destacou a qualidade do SUS Curitibano.

“Eu fico emocionada e orgulhosa de fazer parte do Conselho Municipal de Saúde e feliz por poder proporcionar à população curitibana e paranaense uma assistência à saúde de qualidade. Parabenizo pela iniciativa e por serem essa gestão comprometida com a saúde de todos”, declarou a conselheira Malu Gomes.

Também participaram do evento de lançamento o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a superintendente de gestão, Jane Sescatto; a diretora administrativa do DUE, Katiuscia Vanessa Schiontek, o coordenador do curso Sala Vermelha, Maurício da Silva; o diretor do Centro de Educação em Saúde, Toni Silveira; além de servidores e chefias da área de urgência e emergência da Feas e da SMS.

equipe