Notícias

  • CMS PlanoPlano Municipal de Saúde 2026-2029 é aprovado por unanimidade pelo CMS

    O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (9/4), por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde para a gestão 2026-2029. A reunião do pleno do CMS contou a presença de 35 entidades conselheiras, o que representa 97% de participação.

    O documento colocado em votação foi previamente discutido pelos conselhos distritais e a realização de uma Plenária para acolher propostas enviadas pelas entidades conselheiras.

    A base do novo Plano Municipal de Saúde de Curitiba são as propostas aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023, o Plano de Governo da atual gestão e o cenário demográfico, epidemiológico e sanitário do município.

    Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana, representante do segmento de usuários, “Curitiba tem o melhor Plano Municipal de Saúde do país, amplamente debatido e aprovado com a participação do controle social”.

    Leia mais...
  • vacina gripe e covidSaúde de Curitiba aplicou 41,5 mil doses na 1ª semana de vacinação contra gripe

    A procura pela vacina contra a gripe de 2025 está em um bom ritmo em Curitiba. Na primeira semana de imunização, iniciada em 1º de abril, já foram aplicadas 41,5 mil doses no público prioritário (5% de cobertura, considerado uma boa procura), definido pelo Ministério da Saúde.

    A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2.

    “O ideal é que as pessoas que têm direito à imunização contra a gripe pelo SUS busquem sua dose já nas primeiras semanas, antes da queda de temperatura, período em que há mais risco de quadros respiratórios agudos”, alerta a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

    “A vacina é a melhor proteção, principalmente para os mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades”, reforça a secretária.

    Quem pode se vacinar
    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    Além do grupo de rotina, a vacinação está disponível também para o chamado grupo especial, elencado pelo Ministério da Saúde: puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais; povos indígenas; quilombolas; forças armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; caminhoneiros; portuários e trabalhadores dos Correios.

    A vacina contra a gripe está disponível em 109 Unidades de Saúde da capital paranaense. Os endereços e horário de funcionamento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

    Leia mais...
  • medica cantoraMédica do SUS curitibano brilha no palco do Domingão do Huck

    Quem assistiu ao programa Domingão do Huck, na Rede Globo, neste domingo (6/4), teve a oportunidade de ver uma médica que atua no SUS curitibano mostrando seus dotes artísticos.

    O quadro 3 Minutos pra Brilhar mostrou para o Brasil a performance da doutora Jaqueline Midori Okada, médica de família da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que atua na Unidade de Saúde Santa Efigênia, no bairro Barreirinha.

    Jaqueline foi parar no programa de TV em rede nacional graças ao empurrãozinho de uma amiga, a também médica do SUS, Larissa Volski, que a inscreveu no quadro em segredo, enviando vídeos que mostravam a doutora Jaqueline soltando a voz em karaokês e festas privadas.

    Convocação em grande estilo
    Logo a médica curitibana foi selecionada pela produção do apresentador Luciano Huck e enviou o carnavalesco Milton Cunha para convocar Jaqueline para mostrar seus dotes no palco do Domingão.

    “Foi incrível, foi algo fora desse mundo. Eu consegui mostrar quem eu sou, aquilo que estava guardado aqui dentro. Pouca gente sabia que eu cantava, mesmo aqui no trabalho. E eu consegui me soltar e me expressar e estou muito feliz. Isso mudou a minha vida porque eu estou mais corajosa, menos envergonhada e quero que a música faça mais parte da minha vida de agora em diante”, comemorou Jaqueline.

    Leia mais...
  • Encantar LeonardoSaúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores

    O adolescente Leonardo Azevedo de Lima, de 14 anos, era todo sorriso e entusiasmo com as novas instalações do Ambulatório Encantar. Nesta terça-feira (1/4), Leo foi conhecer a nova sede, inaugurada pelo Prefeito Eduardo Pimentel na sexta-feira (28/3), e visitar os amigos que fez durante o tempo em que frequentou a unidade.

    Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde 2015, quando tinha 5 anos, Leonardo foi atendido desde então pela equipe multidisciplinar do Encantar e teve alta das terapias há um mês. Acompanhado da mãe, a assistente social Glaucye Azevedo de Lima, Leonardo foi recebido pelo psicólogo Fidélis Líbero Grando Filho, que se tornou um grande amigo, e fez questão de fazer um tour pelos cinco andares da nova sede.

    “Eu acho que esse apoio que o Encantar dá pra gente, tanto para os pais como para as crianças, é sensacional. Eu devo a qualidade de vida dos meus filhos e da minha família ao Encantar”, elogiou Glaucye com os olhos marejados de emoção ao ver a alegria do filho visitando a nova sede.

    “O Leonardo adora o Encantar. Ele chegou aqui na sede nova e os olhinhos dele brilhavam. Meu filho era uma conchinha e desabrochou aqui”, declarou. Além de Leonardo, a irmã, Fernanda, de 19 anos, também é autista e foi diagnosticada na mesma época do menino. Os dois frequentaram as terapias oferecidas e convivem com a condição com certa tranquilidade, após anos de aprendizado conjunto no Encantar.

    Segundo Glaucye, a alta das terapias é uma conquista. Significa que a família tem condições de lidar com os desafios e características do TEA e, sempre que necessário, podem recorrer aos profissionais do SUS Curitibano.

    “Só quem vive e convive com as batalhas do cotidiano sabe do desafio que é a possibilidade de ter uma alta. Tem gente que passa a vida inteira sem alcançar essa conquista”, revelou a mãe de Leonardo.

    Leia mais...

11º Encontro de Saúde Coletiva

11 saude coletiva 

11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba
 
“Saúde 4.1: para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”
 
2º Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba
 
“A ciência produzida no SUS Curitiba nos tempos de Saúde 4.1”
 
1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba
 
Semana da Enfermagem 2024
 
 
O 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba “Saúde 4.1: para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”(11º ESCC) propõe difundir experiências e práticas exitosas que serão apresentadas pelos servidores da SMS Curitiba e também possibilitar a apresentações de Trabalhos Acadêmicos de Graduação e de Pós-Graduação desenvolvidos no âmbito das Secretarias de Saúde de Curitiba, todos em uma única modalidade de Relatos de Experiência, que serão apresentados como Pôsteres Eletrônicos em sessões Comentadas.
 
Concomitantemente, acontecem:
2o Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba “A ciência produzida no SUS Curitiba nos tempos de Saúde 4.1”, que será realizado por alunos e pesquisadores que utilizaram a estrutura da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba como campo para produção acadêmica científica, na produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba, dirigido aos trabalhadores da Vigilância em Saúde do município, buscando instrumentalizá-los para o enfrentamento do cotidiano dos serviços de vigilância e controle das doenças transmissíveis; vigilância das doenças e agravos não-transmissíveis; vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
Semana da Enfermagem 2024, tradicional evento que acontece anualmente e que visa promover o congraçamento entre os profissionais de enfermagem, através de encontros científicos, culturais e sociais.
 

Objetivo Geral do 11º ESCC:

Incentivar a produção, divulgação e compartilhamento de experiências exitosas entre servidores da rede de SUS Curitiba, bem como de pesquisadores, professores e alunos das Instituições de Ensino conveniadas aos SUS Curitiba, com vistas a melhorar a qualidade da atenção à saúde dos curitibanos, especialmente a partir dos processos implementados por meio dos princípios da Saúde 4.1 Curitiba.

Objetivos Específicos:
  • Consolidar os Encontros da Saúde Coletiva como um instrumento metodológico de Educação Permanente, com vistas à gestão do conhecimento na SMS Curitiba.
  • Difundir e aprimorar os programas estratégicos das SMS, especialmente os princípios da Saúde 4.1 Curitiba, entre os servidores, alunos e docentes das Instituições de Ensino conveniadas a SMS Curitiba.
  • Estimular a produção de trabalhos científicos dentro da SMS Curitiba e das Instituições de Ensino conveniadas à SMS Curitiba.
  • Registrar e divulgar o conhecimento e as experiências produzidas na aplicação prática das rotinas de trabalho na rede SUS Curitiba.
  • Propiciar a troca de experiências entre os servidores da rede municipal de Curitiba e a academia (Instituições de Ensino) que utiliza, como campo de práticas, a rede SUS Curitiba.

Sobre a realização do 11º ESCC

 O evento ocorrerá em 3 dias: 22, 23 e 24 de maio de 2024.
 Local:UniBrasil Centro Universitário - R. Konrad Adenauer, 442 - Tarumã, Curitiba - PR, 82820-540
 Programação: CLIQUE AQUI
 Inscrição no 11º ESCC: A inscrição será realizda por pessoas autorizadas de cada setor e Distrito Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde.
 
 Para fins de certificação: serão computadas 08h00, conforme confirmação de participação no evento.
 Cada participante deverá comparecer em dois períodos: A escolha dos períodos conforme seja mais adequado a cada participante, dentro da sua carga horária laboral na SMS Curitiba.


Inscrição de Trabalhos para o 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO:e-Pôster / Pôster eletrônico
PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:de 26/02/24 a 28/04/24
PROCESSO EDUCACIONAL: Modelo Colaborativo – para saber mais  CLIQUE AQUI.
EIXOS TEMÁTICOS: são os agrupamentos temáticos, alinhados ao tema central do11º ESCC, que serão utilizados para organização da apresentação dos e-Pôsteres. É necessário que os autores indiquem um destes Eixos Temáticos para que o seu e-Pôster seja incluído. Para conhecê-los CLIQUE AQUi.
 
MODALIDADE DE TRABALHOS: Relatos de Experiência
 O Relato de Experiência funciona como um relatório das experiências vivenciadas em uma determinada situação de práticas de saúde. Trata-se de um Texto/Pôster em que se possa analisar tópicos que você considere significativos na sua evolução como aprendiz, que será apresentado e debatido com seus pares, para que possam sempre evoluir com a interação nos processos de ensino-aprendizagem, de forma colaborativa.
 O Relato de Experiência inclui uma introdução que contextualize e fundamente a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência, expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos, e apresenta os resultados e as conclusões extraídas. No caso do 11º ESCC, recomenda-se que se apresente também até cinco referências bibliográficas.
 Para o Relato de Experiência ser apresentado no 11º ESCC não será necessário Parecer de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, pois não se trata de uma pesquisa. Porém, recomenda-se atenção a algumas questões éticas na sua elaboração que estão em um documento específico. Para acessá-lo PRAZO ESGOTADO.

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRAZO EGOTADO
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA:PRAZO ESGOTADO.
Para inscrever o RESUMO do seu Relato de Experiência - siga rigorosamente as orientações de conteúdo e formatação.

INSCREVA SEU TRABALHO -  PRAZO ESGOTADO  


IMPORTANTE!

Revisão de Literatura NÃO se constitui em um Relato de Experiência e NÃO SERÁ ACEITO para apresentação no 11º ESCC.
NÃO serão aceitos Relatos de Experiência que não utilizam o território ou a Rede SUS do município de Curitiba como campo de observação e produção.
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO E-PÔSTER DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO E-PÔSTER DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.