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  • hospital do idosoPrefeito enaltece trabalho feito pelas equipes do Hospital do Idoso e do Saúde em Casa em Curitiba

    O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quinta-feira (3/4), da festa de aniversário do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), criado em 2012 no dia do aniversário de Curitiba, 29 de março. O evento faz parte da programação dos 332 anos da cidade e também celebra a criação do Programa Saúde em Casa e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde, responsável pela gestão de 29 unidades do SUS Curitibano, entre eles, o Hiza e o Saúde em Casa.

    Eduardo Pimentel destacou a relevância desses serviços para a população de Curitiba e sua contribuição estratégica, principalmente durante a pandemia de covid-19 (março de 2020 a abril de 2022), com a criação de leitos e ampliação da capacidade de atendimentos no SUS de Curitiba.

    Em 13 anos de história, o Hospital do Idoso realizou 60 mil internamentos e o Saúde em Casa fez 97 mil atendimentos.

    "Em nome dos curitibanos, obrigado ao Hospital do Idoso, obrigado à Feas. Vocês merecem o reconhecimento da Prefeitura, da população, do estado e do país pelo trabalho de qualidade profissional que entregam para as pessoas que por aqui passam. Que Deus abençoe a todos vocês", declarou o prefeito Eduardo Pimentel. “Vida longa ao Hospital do Idoso, para que continue a fazer o bem para nossa gente. Parabéns à nossa Curitiba e ‘bora’ trabalhar que nós temos muito a fazer em nossa cidade”, finalizou.

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  • Encantar LeonardoSaúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores

    O adolescente Leonardo Azevedo de Lima, de 14 anos, era todo sorriso e entusiasmo com as novas instalações do Ambulatório Encantar. Nesta terça-feira (1/4), Leo foi conhecer a nova sede, inaugurada pelo Prefeito Eduardo Pimentel na sexta-feira (28/3), e visitar os amigos que fez durante o tempo em que frequentou a unidade.

    Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde 2015, quando tinha 5 anos, Leonardo foi atendido desde então pela equipe multidisciplinar do Encantar e teve alta das terapias há um mês. Acompanhado da mãe, a assistente social Glaucye Azevedo de Lima, Leonardo foi recebido pelo psicólogo Fidélis Líbero Grando Filho, que se tornou um grande amigo, e fez questão de fazer um tour pelos cinco andares da nova sede.

    “Eu acho que esse apoio que o Encantar dá pra gente, tanto para os pais como para as crianças, é sensacional. Eu devo a qualidade de vida dos meus filhos e da minha família ao Encantar”, elogiou Glaucye com os olhos marejados de emoção ao ver a alegria do filho visitando a nova sede.

    “O Leonardo adora o Encantar. Ele chegou aqui na sede nova e os olhinhos dele brilhavam. Meu filho era uma conchinha e desabrochou aqui”, declarou. Além de Leonardo, a irmã, Fernanda, de 19 anos, também é autista e foi diagnosticada na mesma época do menino. Os dois frequentaram as terapias oferecidas e convivem com a condição com certa tranquilidade, após anos de aprendizado conjunto no Encantar.

    Segundo Glaucye, a alta das terapias é uma conquista. Significa que a família tem condições de lidar com os desafios e características do TEA e, sempre que necessário, podem recorrer aos profissionais do SUS Curitibano.

    “Só quem vive e convive com as batalhas do cotidiano sabe do desafio que é a possibilidade de ter uma alta. Tem gente que passa a vida inteira sem alcançar essa conquista”, revelou a mãe de Leonardo.

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  • IMG 20250402 091116121 HDRSecretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

    A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, lançou, nesta quarta-feira (2/4), o programa Operação Sala Vermelha, que tem o objetivo de definir as diretrizes essenciais para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo em Curitiba e capacitar os profissionais de urgência e emergência da SMS e Feas.

    O evento de lançamento aconteceu no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, sede do Samu, Departamento de Urgência e Emergência (DUE) e Centrais de Regulação, e reuniu as chefias dos serviços de Urgência e Emergência da SMS e Feas.

    “Esse é um projeto que foi pensado nos mínimos detalhes. Eu vivo a urgência e emergência há mais de 20 anos e sei dos desafios impostos, pois quatro ou cinco minutos é o tempo que eu tenho para agir na urgência e emergência e os resultados dessa ação impactam positiva ou negativamente na vida das pessoas”, disse Tatiane Filipak.

    Realizado no Departamento de Urgência e Emergência e desenvolvido pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), o programa Sala Vermelha tem como objetivo principal fortalecer a formação e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

    Fundamentado na Portaria 2.048/2002, que estabelece diretrizes para a educação continuada nos serviços de urgência, o programa incentiva a busca constante pelo conhecimento, promovendo capacitação, habilitação e aprimoramento das competências dos profissionais da área. Os servidores participarão das aulas teóricas durante seu período de plantão e terão aulas práticas em horários alternativos.

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  • vacina gripePrefeitura de Curitiba inicia vacinação contra a gripe nesta terça

    A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira (1/4) a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. A partir desta data, o imunizante atualizado estará disponível para os públicos prioritários em 109 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba. Ao todo, o público é composto por 714 mil pessoas em Curitiba.

    Para saber mais sobre endereço e horários de funcionamento dos pontos de vacinação, acesse o site Imuniza Já Curitiba.

    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    “Estamos convocando as pessoas que fazem parte deste grupo prioritário de rotina a comparecer às unidades de saúde e se vacinaram, pois estes são os mais vulneráveis à doença”, afirma a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak. “A gripe é a uma doença que pode levar a morte", alertou.

    Em 2024, foram registradas 50 mortes por gripe em Curitiba, o maior número nos últimos dez anos.

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Ouvidoria do SUS Curitiba

A Ouvidoria do SUS Curitiba é um canal de comunicação entre os cidadãos e a Secretaria Municipal da Saúde, para o acolhimento de manifestações relacionadas aos serviços prestados pelo SUS no município de Curitiba, como informações, solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios, buscando melhorar a qualidade do atendimento à população. O cidadão, por meio da Ouvidoria, contribui com a administração pública, fortalecendo a  participação social e o diálogo entre as partes.

 

Como Funciona

. Recebe e analisa as manifestações
. Remete ao setor competente
. Acompanha o tratamento
. Verifica a conclusão das manifestações
. Apresenta resposta ao manifestante
.
Orienta o cidadão sobre os serviços ofertados pelo SUS Curitiba


Fale Conosco:

 Antes de registrar uma manifestação, procure o equipamento de Saúde relacionado a sua demanda ou questionamento, podendo ser Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Centro de Atenção Psicossocial, Hospital, Serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde.
  • O principal meio de comunicação da Ouvidoria do SUS Curitiba é o 0800-644-0041, com ligação gratuita, das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.
  • Central 156 - Atendimento 24 horas, pelo telefone 156 ou via chat no Portal 156 – link  https://156.curitiba.pr.gov.br
  • Se necessário atendimento presencial:  

       Rua Francisco Torres, 830 – Andar Térreo – Centro
       Funcionamento das 08h às 12h30min e 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.