Notícias

  • Encantar LeonardoSaúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores

    O adolescente Leonardo Azevedo de Lima, de 14 anos, era todo sorriso e entusiasmo com as novas instalações do Ambulatório Encantar. Nesta terça-feira (1/4), Leo foi conhecer a nova sede, inaugurada pelo Prefeito Eduardo Pimentel na sexta-feira (28/3), e visitar os amigos que fez durante o tempo em que frequentou a unidade.

    Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde 2015, quando tinha 5 anos, Leonardo foi atendido desde então pela equipe multidisciplinar do Encantar e teve alta das terapias há um mês. Acompanhado da mãe, a assistente social Glaucye Azevedo de Lima, Leonardo foi recebido pelo psicólogo Fidélis Líbero Grando Filho, que se tornou um grande amigo, e fez questão de fazer um tour pelos cinco andares da nova sede.

    “Eu acho que esse apoio que o Encantar dá pra gente, tanto para os pais como para as crianças, é sensacional. Eu devo a qualidade de vida dos meus filhos e da minha família ao Encantar”, elogiou Glaucye com os olhos marejados de emoção ao ver a alegria do filho visitando a nova sede.

    “O Leonardo adora o Encantar. Ele chegou aqui na sede nova e os olhinhos dele brilhavam. Meu filho era uma conchinha e desabrochou aqui”, declarou. Além de Leonardo, a irmã, Fernanda, de 19 anos, também é autista e foi diagnosticada na mesma época do menino. Os dois frequentaram as terapias oferecidas e convivem com a condição com certa tranquilidade, após anos de aprendizado conjunto no Encantar.

    Segundo Glaucye, a alta das terapias é uma conquista. Significa que a família tem condições de lidar com os desafios e características do TEA e, sempre que necessário, podem recorrer aos profissionais do SUS Curitibano.

    “Só quem vive e convive com as batalhas do cotidiano sabe do desafio que é a possibilidade de ter uma alta. Tem gente que passa a vida inteira sem alcançar essa conquista”, revelou a mãe de Leonardo.

    Leia mais...
  • IMG 20250402 091116121 HDRSecretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

    A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, lançou, nesta quarta-feira (2/4), o programa Operação Sala Vermelha, que tem o objetivo de definir as diretrizes essenciais para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo em Curitiba e capacitar os profissionais de urgência e emergência da SMS e Feas.

    O evento de lançamento aconteceu no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, sede do Samu, Departamento de Urgência e Emergência (DUE) e Centrais de Regulação, e reuniu as chefias dos serviços de Urgência e Emergência da SMS e Feas.

    “Esse é um projeto que foi pensado nos mínimos detalhes. Eu vivo a urgência e emergência há mais de 20 anos e sei dos desafios impostos, pois quatro ou cinco minutos é o tempo que eu tenho para agir na urgência e emergência e os resultados dessa ação impactam positiva ou negativamente na vida das pessoas”, disse Tatiane Filipak.

    Realizado no Departamento de Urgência e Emergência e desenvolvido pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), o programa Sala Vermelha tem como objetivo principal fortalecer a formação e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

    Fundamentado na Portaria 2.048/2002, que estabelece diretrizes para a educação continuada nos serviços de urgência, o programa incentiva a busca constante pelo conhecimento, promovendo capacitação, habilitação e aprimoramento das competências dos profissionais da área. Os servidores participarão das aulas teóricas durante seu período de plantão e terão aulas práticas em horários alternativos.

    Leia mais...
  • vacina gripePrefeitura de Curitiba inicia vacinação contra a gripe nesta terça

    A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira (1/4) a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. A partir desta data, o imunizante atualizado estará disponível para os públicos prioritários em 109 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba. Ao todo, o público é composto por 714 mil pessoas em Curitiba.

    Para saber mais sobre endereço e horários de funcionamento dos pontos de vacinação, acesse o site Imuniza Já Curitiba.

    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    “Estamos convocando as pessoas que fazem parte deste grupo prioritário de rotina a comparecer às unidades de saúde e se vacinaram, pois estes são os mais vulneráveis à doença”, afirma a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak. “A gripe é a uma doença que pode levar a morte", alertou.

    Em 2024, foram registradas 50 mortes por gripe em Curitiba, o maior número nos últimos dez anos.

    Leia mais...
  • encantarEduardo Pimentel entrega a nova sede do Encantar e amplia atendimento para autismo em Curitiba

    O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, inauguraram, nesta sexta-feira (28/3), a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A entrega do novo espaço compõe a programação do aniversário de 332 anos de Curitiba e atende a um compromisso de campanha de ampliar a oferta de atendimento especializado para TEA.

    “A missão que nós temos do plano de governo é ousada e nós vamos cumprir. Fico feliz de, em menos de 90 dias, estar entregando esse compromisso assumido no período eleitoral e que já é realidade, num local estratégico, no centro da cidade, muito bem estruturado e já atendendo nossas crianças e suas famílias”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

    O Ambulatório Encantar realiza atividades individuais e coletivas, através da metodologia de atendimento mediado pelos pais. Durante o período de permanência da criança no ambulatório, serão oferecidas ações intersetoriais e atividades para as famílias, como oficinas de geração de renda e bem estar, pensando na saúde mental do cuidador.

    Localizado no centro de Curitiba, a nova sede mais do que triplica o espaço de atendimento para as terapias oferecidas. São 2,7 mil metros quadrados, enquanto a sede anterior tinha 758,7 m2 de área total.

    Leia mais...

Plataforma virtual oferece teste de HIV que pode ser feito em casa

00158750

A população de Curitiba tem  mais uma opção para fazer o teste de HIV. Trata-se de uma plataforma virtual (www.ahoraeagora.org) que permite a autotestagem por meio de teste de fluido oral, com objetivo principal de ampliar o diagnóstico precoce do HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção e assim ampliar a eficácia do tratamento. O teste poderá ser feito em casa, com o uso de kits que podem ser pedidos pela internet.

A plataforma é a principal inovação do projeto “A Hora É Agora – Testar Nos Deixa Mais Fortes”. Lançado em Curitiba em novembro passado, o projeto visa a expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção – ou ou seja, os jovens gays e outros homens que fazem sexo com homens.

O projeto ainda faz uso de outras abordagens inovadoras junto à população alvo, entre elas a testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios e na sede do Grupo Dignidade – organização não governamental de promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT). Foram realizados até agora 440 testes nos trailers do projeto, com resultado positivo para o vírus em 15 casos – 10 dos quais na população-chave.

O maior destaque, no entanto, fica para a estratégia de e-Testing, que disponibilizará uma plataforma web para que o público-foco do projeto tenha mais opções de acesso ao teste anti-HIV. Os usuários poderão solicitar o kit de testagem pelo site e retirá-lo nos postos de autoatendimento recentemente lançados pelos Correios ou na Farmácia Popular do centro de Curitiba. Com isso, poderão realizar o autoteste em casa ou em outro local em que se sintam confortáveis.  O teste oral é validado para o uso no Brasil. É rapido, confiável, confidencial e sua execução é muito simples.
 
Como funciona

Ao acessar o site, os interessados encontrarão informações sobre prevenção contra o HIV e uma calculadora de risco de infecção que fornece um resultado com base nos comportamentos relatados, além de opções para o recebimento de um kit com o teste de fluido oral para o HIV. As instruções para a autotestagem estarão disponíveis na bula do teste e em um link na plataforma que dará acesso ao vídeo demonstrativo sobre a forma correta de fazer o teste e ler seu resultado.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão encaminhados ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal da Saúde para confirmação do diagnóstico da infecção. Eles serão vinculados aos serviços de saúde para facilitar o início do tratamento nas unidades básicas. Os usuários do site também terão à disposição uma linha telefônica (Disque Agora, 041-3322-2200) 24 horas por dia, sete dias por semana, para tirar dúvidas e obter apoio especializado.

Quanto mais prococemente a pessoa se descobrir soropositiva e iniciar o tratamento adequado, menor o dano que o HIV fará ao sistema imunológico. Além disso, o tratamento apropriado leva a uma queda de 96% na possibilidade da transmissão do virus. Atualmente o tratamento da infecção pelo HIV é realizado apenas com um comprimido ao dia.

A principal estratégia de divulgação do site será em bares, boates e outros estabelecimentos frequentados pela população-chave do projeto.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), o Grupo Dignidade, a Universidade Federal do Paraná e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Compromisso

O projeto faz parte das ações que Curitiba adota para cumprir um compromisso firmado em dezembro de 2014, em reunião do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), em Paris: erradicar a epidemia de Aids nos próximos 15 anos, por meio de uma estratégia que estabelece que, até 2020, seja atingida a meta 90-90-90: que 90% das pessoas que vivem com HIV saibam que têm o vírus; 90% destas pessoas diagnosticadas estejam em tratamento; e 90% destes pacientes tratados tenham carga viral suprimida em seus organismos – situação em que, de acordo com estudos clínicos, as chances de transmissão de HIV se reduzem em 96%. Para 2030, a meta é alcançar 95-95-95 nestes três indicadores. A capital paranaense foi escolhida para participar deste esforço internacional por suas ações inovadoras em saúde pública e, em especial, na resposta à aids.

Hoje, no Brasil, 78% dos portadores de HIV receberam o diagnóstico do vírus, 56% dos diagnosticados aderiram ao tratamento com medicamentos antirretrovirais e 75% destes conseguem manter a carga viral abaixo do nível detectado pelos exames. Não há dados regionalizados para Curitiba, mas estima-se que a cidade acompanhe os índices nacionais.

“Curitiba tem um histórico importante no combate à epidemia. Foi, por exemplo, a primeira cidade a notificar todos os portadores de HIV, e não apenas os doentes de AIDS”, lembra o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.

O secretário cita a eliminação da fila para atendimento desses casos. “A atual gestão trabalha para descentralizar o atendimento aos HIV positivos, um conjunto de pessoas que têm necessidades de saúde diversas e, por isso mesmo, podem ser bem acompanhadas por clínicos nas unidades de saúde próximas de suas residências, com o apoio de infectologistas. Com este trabalho conseguimos diminuir o tempo de espera para o atendimento e, junto a isso, com o trabalho realizado pelo programa Mãe Curitibana, no ano passado não registramos nenhum caso de transmissão vertical do vírus, que é a que passa de mãe para filho durante a gestação”, diz ele.

Serviços

A plataforma de orientação e solicitação do autoteste de HIV está disponível no endereço www.ahoraeagora.org. Os kits de testagem podem ser enviados aos interessados por correio ou retirados nos endereços descritos abaixo, conforme opção feita diretamente na plataforma:

Farmácia Popular
Rua Cândido Lopes, n.º 208, Centro
De segunda a sexta das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00

Terminais de autoatendimento
Rua 24 Horas, loja 21, Centro
Todos os dias da semana, das 09h00 às 22h00

Shopping Barigui
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Barigui
Segunda a sexta das 11h00 às 23h00, sábados das 10h00 às 23h00 e domingos das 12h00 às 23h00

Shopping Total
Rua Itacolomi 292, Portão
De segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e domingos das 14h00 às 20h00

Unidade móvel

A unidade de testagem móvel do projeto “A Hora É Agora” funciona todas as sextas-feiras, das 18 às 22 horas, na Praça Osório, e aos sábados, das 19 às 23 horas, em local próximo à Praça Tiradentes. Eventuais alterações nos locais e horários de testagem estarão disponíveis na página do projeto no Facebook (http://goo.gl/k5wXmg.

A testagem rápida do HIV também pode ser realizada no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA - Rua do Rosário, 144, 6º andar), de segunda a sexta, em horário comercial.

Mais informações

www.ahoraeagora.org