Notícias

  • vacina covidVacina anticovid volta a ser oferecida nas 109 unidades de saúde de Curitiba

    Com o recebimento de novas doses da vacina anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai retomar a vacinação em 109 Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira (14/4). No início desta semana, como havia baixo estoque do imunizante, a SMS havia concentrado a aplicação em 11 unidades de saúde.

    Com a nova remessa recebida pelo município são cerca de 39,9 mil doses disponíveis para pessoas que fazem parte do público prioritário e têm 5 anos ou mais e cerca de 25,3 mil doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

    De acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacina anticovid é indicada na rotina de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com duas ou três doses (a depender do imunizante).

    Além da vacina de rotina das crianças, o Ministério da Saúde preconiza doses de reforço para pessoas que tenham 5 anos ou mais e façam parte do público prioritário.

    O público prioritário para receber dose semestral é composto por idosos. Já o reforço anual é indicado a gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias), imunocomprometidos com 5 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.

    Leia mais...
  • central saúde jáCentral Saúde Já atinge 1,5 milhão de atendimentos e tem avaliação positiva dos usuários

    A Central Saúde Já Curitiba – 3350-9000 atingiu nesta semana a marca de 1,5 milhão de atendimentos com alto índice de satisfação dos usuários. A nota média de avaliação é 4,5, medida pela escala Likert, cuja nota máxima é 5, o que equivale à nota 9 na escala de zero a 10.

    Criada em 2020, durante a pandemia de covid-19 para tirar dúvidas dos curitibanos sobre a doença, a Central evoluiu e se tornou mais um ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano.

    “Além de ser um importante canal de comunicação da Saúde com os usuários, onde podem ser tiradas dúvidas sobre serviços oferecidos, a Central oferece teleatendimento para casos leves de forma resolutiva e ágil”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

    Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer teleatendimento virtual para casos leves pelo SUS, funcionalidade implantada em abril de 2023. Para ter acesso aos serviços oferecidos, é preciso ser morador de Curitiba e ter cadastro definitivo no sistema público de saúde municipal.

    Depois de ligar para o número 3350-9000, o usuário pode escolher no menu de opções que tipo de atendimento necessita, entre suspeita de covid e outros sintomas – queixas agudas, agendamento de vacina covid para bebês ou outras informações e serviços do SUS Curitibano. Depois de ser atendido por um profissional de saúde da Central, caso necessário, a pessoa é transferida para atendimento com a enfermagem ou com médico. A videoconsulta é realizada pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

    Leia mais...
  • saude jáCom mais de 2 milhões de usuários, app Saúde Já tem espaço garantido no smartphone do curitibano

    Ter os exames médicos armazenados no celular junto de todas as outras informações de saúde, tais como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar na empresa, exames laboratoriais, além da prescrição para obter medicamentos, é uma realidade em Curitiba.

    Até pouco tempo atrás, isso era apenas uma ideia, mas no dia 12 de abril de 2017, a Prefeitura de Curitiba tornou tudo isso possível ao lançar o aplicativo para smartphones Saúde Já Curitiba.

    De lá para cá, o serviço conquistou 2,3 milhões de usuários e se converteu na principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

    Além dos smartphones, tanto pela plataforma Android como IOS, o Saúde Já pode ser acessado pela versão web no computador.

    “A tecnologia tem sido nossa grande aliada para facilitar o acesso da população ao atendimento de saúde. Curitiba é o exemplo de que o SUS pode dar certo e por isso nós vamos continuar investindo em novas funcionalidades do aplicativo Saúde Já Curitiba e melhorar ainda mais o atendimento”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

    Leia mais...
  • especialidades em açãoPrefeito lança programa para ampliar oferta de consultas e exames no SUS de Curitiba

    Nos 100 primeiros dias de gestão, completados nesta quinta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel cumpre mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral com o lançamento do programa Especialidades em Ação, que vai ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.

    “O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou Eduardo Pimentel.

    O prefeito lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e que está feliz por poder entregar a ampliação de oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.

    “Estamos tendo cada vez mais usuários do sistema público de saúde de Curitiba, porque quem usa o SUS Curitibano elogia. Sabe que às vezes tem que enfrentar tempo de espera, mas é bem atendido e recebe um serviço resolutivo e de qualidade”, completou Eduardo Pimentel.

    Leia mais...

Residências Multiprofissionais em Saúde

Após a aprovação e homologação em portaria publicada em 18/12/2013, em março de 2014 tiveram início os projetos das Residências para serem executados em parceria entre SMS/PMC, FEAES e Faculdades Pequeno Príncipe.

Os projetos das Residências foram elaborados pela equipe multiprofissional da SMS, obteve aprovação da COREMU e Conselho Municipal de Saúde e foram enviados ao Ministério da Saúde e Ministério da Educação, os quais foram aprovados e homologados em portaria conjunta nº 11 publicada no DOU, em 18/12/2013.

As Residências Multiprofissionais iniciadas foram: (1) em Saúde da Família, com a participação de 10 profissionais da enfermagem, 2 da fisioterapia, 2 da psicologia, 2 da nutrição, 2 da farmácia e 2 da odontologia, os quais foram inseridos nas Unidades de Saúde Estratégia Saúde da Família; (2) em Saúde do Idoso, com participação de 1 profissional da Enfermagem, 1 da Fisioterapia, 1 da Psicologia e 1 da Fonoaudiologia; (3) em Enfermagem em Urgência e Emergência, com a participação de 2 enfermeiros, que é desenvolvida no Hospital Zilda Arns; e, (4) em Enfermagem Obstétrica, que é desenvolvida no Centro Médico Comunitário Bairro Novo.

Em dezembro de 2014, na categoria Residências Multiprofissionais, realizou-se novo processo seletivo para o ingresso de 28 novos residentes, que iniciaram em 2015.

O Edital no 023/2015 objetivou a seleção de candidatos às vagas do programa de pós-graduação para o período letivo de 2016, na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Multiprofissional em Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Urgência e Emergência.

Documentos 2015:

1.Edital no 023/2015 – Edital nº 23/2015 - Seleção de Residência Multiprofissional em Saúde

2.Número de Residentes nas Residências Multiprofissionais em Saúde SMS/FEAES/FPP 2016 Número de residentes nas Residências Multiprofissionais em Saúde

3.Papeis nas Residências em Saúde – Documento base A Construção Coletiva dos Papeis