Central Saúde Já atinge 1,5 milhão de atendimentos e tem avaliação positiva dos usuários

central saúde jáCentral Saúde Já atinge 1,5 milhão de atendimentos e tem avaliação positiva dos usuários

A Central Saúde Já Curitiba – 3350-9000 atingiu nesta semana a marca de 1,5 milhão de atendimentos com alto índice de satisfação dos usuários. A nota média de avaliação é 4,5, medida pela escala Likert, cuja nota máxima é 5, o que equivale à nota 9 na escala de zero a 10.

Criada em 2020, durante a pandemia de covid-19 para tirar dúvidas dos curitibanos sobre a doença, a Central evoluiu e se tornou mais um ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano.

“Além de ser um importante canal de comunicação da Saúde com os usuários, onde podem ser tiradas dúvidas sobre serviços oferecidos, a Central oferece teleatendimento para casos leves de forma resolutiva e ágil”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer teleatendimento virtual para casos leves pelo SUS, funcionalidade implantada em abril de 2023. Para ter acesso aos serviços oferecidos, é preciso ser morador de Curitiba e ter cadastro definitivo no sistema público de saúde municipal.

Depois de ligar para o número 3350-9000, o usuário pode escolher no menu de opções que tipo de atendimento necessita, entre suspeita de covid e outros sintomas – queixas agudas, agendamento de vacina covid para bebês ou outras informações e serviços do SUS Curitibano. Depois de ser atendido por um profissional de saúde da Central, caso necessário, a pessoa é transferida para atendimento com a enfermagem ou com médico. A videoconsulta é realizada pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

Tele e videoconsultas
Desde que foram iniciadas as consultas por telefone ou vídeo, em abril de 2023, já foram realizados 281,5 mil atendimentos médicos, com a média de satisfação de 4,55 na escala Likert. Os atendimentos com enfermeiros chegaram a 516 mil, com média de satisfação de 4,5.

Serviços
Conheça os serviços disponíveis pela Central Saúde Já Curitiba – 3350-9000

  • Atendimento sintomático respiratório covid-19.
  • Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.
  • Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos).
  • Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo).
  • Consulta de enfermagem para apoio na amamentação.
  • Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (PrEP) do HIV.
  • Apoio para parar de fumar.
  • Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba.
  • Agendamento de vacina covid para bebês.
  • Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero.
  • Agendamento de avaliação para isenção de tributos.
  • Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental.
  • Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose.
  • Realização de cadastro definitivo e atualizações do App.
  • Unificação de cadastro definitivo.
  • Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS.
  • Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba.
  • Atualização de Carteira Vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde.