Servidores da Saúde são os primeiros a aderir à previdência complementar

2201 previdencia complementar

Vão até a próxima quinta-feira (24/1) as apresentações sobre o primeiro plano de previdência complementar disponível para os servidores da Prefeitura, o CuritibaPrev Plan 1.

Equipe da CuritibaPrev, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba, começou o contato com os servidores da Secretaria Municipal da Saúde. Desde sexta-feira (18/1), os novos funcionários, que ingressaram na Prefeitura a partir de 26/9/17, têm a oportunidade de conhecer o plano de previdência complementar municipal.

Entre os participantes da primeira reunião, realizada no auditório da Secretaria da Saúde, estava a enfermeira Kelli Cristina Dembicki, que entrou para o quadro de servidores em julho de 2018. Ela já tem um plano de previdência privada, mas achou as condições tão interessantes que já saiu de contrato assinado.

"A proposta é ótima, é muito rentável, pensando num futuro como aposentadoria. Pelo que foi apresentado aqui, eu vejo mais vantagem que as demais ofertas do mercado”, explicou.

A técnica de enfermagem Adriana Glaucia de Souza Pires, que também aderiu o plano, gostou do que ouviu. "É uma garantia, uma certeza que você está investindo em uma coisa que você vai ter um lucro depois, e 100% ainda, quem não quer?”, disse animada.

Renata Jacoboviski, enfermeira que ingressou recentemente no quadro da Saúde, também aderiu ao plano. "É uma novidade, nós somos as primeiras a ter acesso, sem falar que é um rendimento de 100% do valor investido, vale a muito a pena”, avaliou.

A percepção de Adriana e de Renata se deve ao fato de que, até determinado limite, os participantes que fizerem depósitos equivalentes a 3% do salário na CuritibaPrev têm a garantia de que a Prefeitura colocará mais 3% na mesma conta, dinheiro que pertencerá ao servidor que participar.

Para os novos servidores, a adesão à CuritibaPrev é facultativa e não substitui a participação no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, o IPMC, que é obrigatória. Para estes servidores, o instituto continuará sendo responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários até o teto do Regime Geral de Previdência Social, que atualmente é de R$ 5.839,45.

Para quem está há mais tempo

Na apresentação para a Secretaria da Saúde, servidores que trabalham na Prefeitura há mais tempo também puderam conhecer o plano de previdência complementar e esclarecer dúvidas com a diretora de Previdência da CuritibaPrev, Jocelaine Moraes de Souza.

Para o odontólogo Marcos Rodrigues Gatto, que é servidor do município há 25 anos e já possui experiência com outros produtos de previdência complementar, a proposta tem grandes diferenciais.

“São grandes benefícios a taxa administrativa de apenas 1% e o fato de a CuritibaPrev não ter taxas de carregamento, cobradas quando você vai assinar o plano ou quando precisa encerrar ou transferir. Além de ser uma empresa sem fins lucrativos e com regras de fiscalização bem rigorosas”, explicou o servidor.

Os servidores que trabalham na Prefeitura desde antes do dia 26/9/17 poderão aderir ao CuritibaPrev Plan2, que ainda depende de aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O órgão federal aprovou, no fim de 2018, o CuritibaPrev Plan 1.