Purple Day Curitiba celebra o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia

Bruna 2

O grupo Mães Da Epilepsia promove na tarde do próximo domingo (24/3), o Dia Roxo em Curitiba, ou Purple Day – como é mundialmente chamado. O evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia (26/3). A atividade será realizada no Parque Barigui à partir das 14h e será aberta a toda a comunidade. Para mais informações acesse a página oficial do evento aqui.

Com o objetivo de conscientizar e derrubar os mitos e preconceitos sobre a doença, em uma roda de conversa, pessoas com epilepsia, familiares e profissionais da saúde e da educação vão debater o assunto. Haverá espaço para troca de experiências e esclarecimento das principais dúvidas. “Nós observamos que ainda existe preconceito. As pessoas que têm epilepsia passam por essa sensação ao revelar a doença ou quando apresentam os sintomas,” conta Bruna Siqueira, 27 anos, uma das organizadoras do evento.

A família de Bruna enfrentou uma grande adaptação de vida, ao mudar do município de Pitanga, no interior do Paraná, para a capital, Curitiba, em busca melhores condições para a filha Milena Aparecida Schupchek, após o diagnóstico conclusivo de epilepsia.

Milena nasceu prematura extrema, de 26 semanas, o que a levou a uma lesão cerebral como sequela. Mas o diagnóstico da epilepsia só veio quando a pequena estava com 2 anos, após a segunda crise. “Não foi um momento muito fácil, passamos por outras possibilidades de diagnóstico. E, quando finalmente confirmaram a epilepsia, foi mais um baque. O primeiro passo foi a aceitação”, diz Bruna.

A doença
A epilepsia é caracterizada por uma desordem no cérebro, que pode ser genética ou adquirida em consequência de traumatismos craniano, acidente vascular cerebral ou qualquer outra lesão que atinja o cérebro, entre outros motivos.

A neuropsicóloga, Nivian Colin, administradora do grupo Mães da Epilepsia explica que o sintoma mais comum é a convulsão. “Existem várias formas de manifestação das crises convulsivas, mas cerca de 70% dos casos podem ser tratados e controlados com medicamentos. Já os outros 30% são de difícil controle, podendo haver necessidade de intervenção cirúrgica”, explicou.

Dificuldades
Para a integrante do grupo Mães Da Epilepsia, Bruna Siqueira, o maior desafio é a falta de informação da população, que acaba gerando muitas situações de preconceito. Outra dificuldade que sentiu na pele é a falta de preparo das instituições de ensino.

Ela relata que sua filha não foi aceita em uma escola em virtude da medicação que usava. “Hoje ela estuda em uma escola municipal e tem as mesmas condições escolares que as demais crianças, mas tive que lutar por isso”, afirma. “Eu acredito que ainda temos muito o que evoluir no preparo da sociedade e instituições de ensino, para trabalhar a inclusão”, complementa.

Purple Day
Com o objetivo de marca a data para a conscientização sobre a epilepsia, o Purple Day começou em 2008 no Canadá, por iniciativa de Cassidy Megan, uma menina, na época com 9 anos, e com o apoio da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS). Desde então o movimento vem se espalhando pelo mundo e eventos simultâneos são realizados próximos a data para trazer visibilidade e debate sobre o tema.

Serviço: Purple Day Curitiba 2019
Data: Domingo (24/3)
Local: Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N - Bigorrilho).