Unidades de saúde abrem na manhã deste sábado para vacinação

febre-amarela

Sete unidades de saúde da Prefeitura vão abrir neste sábado (30/3) pela manhã para ofertar a vacina contra a febre amarela. As unidades são a Ipiranga (Capão Raso), Jardim Paranaense (Alto Boqueirão), Dom Bosco (Campo do Santana) Palmeiras (Tatuquara), Umbará 2 (Umbará), Tancredo Neves e Augusta (CIC).

A vacinação aos sábados é uma alternativa para quem não pode comparecer às unidades de saúde de segunda a sexta-feira. A estratégia da Prefeitura vem sendo realizada deste o início de fevereiro.

Curitiba não tem a circulação do vírus da febre amarela, mas desde a confirmação do primeiro caso da doença no Paraná, em 28 de janeiro, a procura pela vacina aumentou.

Além da oferta aos sábados, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde de Curitiba.

Este ano, já foram aplicadas 267.896 mil doses da vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde de Curitiba, superando as 243.932 aplicações em todo o ano de 2018.

Indicação

A vacina é aplicada em dose única e o público-alvo são pessoas a partir de 9 meses até 59 anos.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina.

Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

Em Curitiba, para gestantes e mulheres que amamentam bebês menores de 6 meses, a orientação é vacinar apenas aquelas que frequentam ou moram em sítios ou áreas de matas, onde há o risco de contaminação. As mães que amamentam bebês maiores de seis meses podem se vacinar sem restrições.

Vacinação contra a febre amarela neste sábado (30/3)

8h às 12h - Unidade de Saúde Ipiranga (Rua Santa Regina, 667, Capão Raso)

8h às 13h - Unidade de Saúde Jardim Paranaense (Rua Pedro Nabosne, 57 Alto Boqueirão)

8h às 12h - Unidade de Saúde Tancredo Neves (Rua Prof. Hilda Hank Gonçalves, 435, CIC)