CTI do Hospital Municipal do Idoso recebe selo de qualidade

Hospital do idoso CTI

O uso da tecnologia e da informação para auxiliar a tomada de decisão médica e aumentar a segurança do paciente conferiu ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

O selo é emitido depois que a associação avalia a gestão de indicadores, a qualidade dos dados fornecidos e o tempo de atualização dessa informação no prontuário eletrônico de 400 hospitais do Brasil.

“Conseguimos atingir 100% das informações preenchidas e em tempo hábil, com a inclusão de relatos médicos e de enfermagem”, explica a coordenadora do CTI, Rosane Kraus. São analisados dados como mortalidade, reinternação, tempo de permanência, infecções, eventos adversos.

Segundo a coordenadora, a vigilância em tempo real dos indicadores permite a identificação precoce de falhas e a revisão de procedimentos. Em fevereiro deste ano o indicador de infecção do trato urinário ficou em 7,79% (frente à meta de 5%).

“Assim que percebemos a alta do índice já iniciamos a discussão multiprofissional e a avaliação de medidas como a retirada precoce da sonda, observando a particularidade de cada caso”, disse Rosane. Já em março este índice baixou para 2,35%.

Os dados enviados para o sistema também contribuem para alimentar o Registro Nacional de Terapia Intensiva, do projeto UTIs brasileiras. Este banco de dados, considerado o maior da América Latina, revela o perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do país e compartilha informações úteis para orientar políticas de saúde.

Referência

O Hospital Municipal do Idoso, 100% financiado pela Prefeitura de Curitiba, tem como meta tornar-se referência nacional e internacional na atenção à saúde do idoso, valorizando a qualidade e a segurança do paciente de forma humanizada.

Nos últimos anos, o hospital tem investido na gestão eficiente para que possa sempre fazer mais e melhor, especialmente com o aumento da demanda, provocada pelo envelhecimento da população. O resultado tem sido a ampliação de serviços para os curitibanos.