Novos servidores da Saúde passam por integração funcional
Uma rodada de Integração Funcional, preparada pelo Núcleo de Recursos Humanos da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, foi realizada na tarde de quarta-feira (24/4) para 24 profissionais da saúde - 18 técnicos de enfermagem e seis médicos. O grupo formado por servidores recém-contratados recebeu informações importantes sobre a vida funcional e financeira e as boas-vindas da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
“Vocês estão vindo trabalhar numa instituição muito séria, nós somos os guardiões da saúde da população. Aqui nós oferecemos mais do que consultas, exames e remédios. Nós cuidamos das pessoas, com muito carinho e amor”, disse a secretária.
Márcia, que é servidora concursada desde 1985, contou do orgulho da instituição, em que já exerceu vários cargos. “Nosso trabalho é baseado em protocolos, avaliações, métodos e sempre com muito compromisso com o cidadão. Temos que fazer valer o que o cidadão paga em impostos”, completou.
A técnica de enfermagem Andreia de Oliveira Stinglin, 33 anos, trabalhava na iniciativa privada e agora passará a atuar na Unidade de Saúde Pinheiros, no distrito sanitário de Santa Felicidade. “O povo adora reclamar do SUS. Eu sempre fui muito bem atendida e agora quero contribuir para o sistema”, afirmou.
O médico Enzo Barbosa Aires Pinheiros, 32 anos, já trabalhava em postos de saúde em Imbituba, Santa Catarina, pelo Programa Mais Médicos, e viu, na convocação do concurso da Prefeitura, a possibilidade de retornar a Curitiba, sua cidade natal, e continuar desenvolvendo o trabalho na atenção básica. “Temos que derrubar preconceitos contra o SUS. As pessoas precisam experimentar o sistema”, defendeu.
Contratações
Dados da Secretaria de Recursos Humanos mostram que desde 2017, no início da gestão do prefeito Rafael Greca, foram contratados 701 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem em saúde pública, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. Só neste ano, foram 144 até esta quarta-feira (24/4), sendo 25 médicos, 22 enfermeiros, 93 técnicos em enfermagem e quatro agentes de combate a endemias.
Ainda serão chamados mais enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados em concurso público em 2016. Todos os médicos aprovados em concurso de 2015 foram chamados.
Foram convocados ao todo 488 médicos aprovados no último concurso público, esgotando o banco do concurso. Destes, 55 assumiram entre 2018 e 2019 – o restante dos médicos convocados optou por não assumir.