Prefeitura discute acordo coletivo com Agentes Comunitários

SINDASC

Nesta terça-feira (7/5), representantes das secretarias municipais de Administração e Recursos Humanos, da Saúde e do Governo Municipal se reuniram com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs-PR), para negociações dos termos de uma proposta de acordo coletivo enviado à administração municipal pela categoria.

A pauta inicial apresentava 33 itens que foram abordados e analisados um a um. Além disso, foi entregue ao Sindacs o ofício nº 191/2019- SMRH, contendo uma avaliação inicial de todos os itens apresentados, e uma cópia da Ata da Reunião.

Das questões reivindicadas, algumas foram esclarecidas, outras serão reavaliadas e algumas já foram implementadas, como a inclusão dos trabalhadores da categoria, assim como seus dependentes, no plano de saúde municipal, no início do ano, após contrato assinado pela Prefeitura e Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Outra conquista garantida anteriormente, por meio das negociações, foi a reivindicação do auxílio alimentação, concedido à categoria em julho de 2018.

De acordo com a presidente do Sindasc, Ondina Rodrigues Macedo, a reunião desta terça-feira também foi produtiva. “Esse foi um primeiro momento para iniciarmos as discussões dos direitos dos agentes comunitários, para esse ano. Em alguns itens nós já fomos contemplados. Em outros nós seguimos na luta”, afirmou.

Processo de negociação
Durante o encontro, a administração pública municipal manifestou estar aberta ao diálogo em relação às demandas trazidas pela categoria por meio do sindicato.

Para a superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, esses momentos são importantes no processo de construção da carreira dos profissionais e contribuem na melhoria no atendimento disponibilizado à população. “Ao discutir as realidades da categoria e da gestão, podemos alcançar melhores resultados para os trabalhadores e para a população que recebe o serviço final”, explicou.

O processo de negociação também foi destacado pela presidente do Sindacs. “O sindicato está à disposição para ouvir ambas as partes, empregados e chefias, sempre que houver necessidades pontuais”, disse Ondina. Segundo ela, além disso, a gestão atual do sindicato trabalha para informar aos trabalhadores da categoria, seus direitos e também seus deveres.