Unidade de Saúde Waldemar Monastier recebe ação do Ônibus Lilás

onibus-lilas

Nesta quinta-feira (9/5), o Ônibus Lilás iniciou pelo Boqueirão, na Unidade de Saúde Waldemar Monastier, uma jornada pela cidade para levar às unidades de saúde de Curitiba a campanha Vire a Página, com informações sobre violência doméstica, exames de saúde e orientação à empregabilidade às mulheres.

No ônibus, as mulheres receberam atendimento social, o acolhimento de denúncias e dadas orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha. “Essa ação alerta as curitibanas sobre os tipos de violência que possam estar sofrendo sem perceber e orienta sobre outros aspectos importantes de suas vidas, como emprego e saúde”, destaca a supervisora do Distrito Sanitário Boqueirão, Deisi Tortelli.

No Ônibus Lilás, além de profissionais capacitados para informar, as mulheres tem acesso a outros serviços gratuitamente, como atendimento psicológico, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços.

A campanha é uma parceria entre Assessoria de Políticas para Mulher da Prefeitura, a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Saúde em prol da mulher, com o intuito de ideia é levar o serviço até onde às mulheres mais vulneráveis.

Entre os serviços, os profissionais do Ônibus Lilás tiraram dúvidas sobre habilitação do seguro desemprego, a respeito dos documentos necessários para a realização da carteira de trabalho e com relação ao acesso a vagas disponíveis.

Também foram realizados rápidos para detecção de sífilis e HIV. A ação será ampliada às outras nove regionais, sempre no período das 9h às 15h, até o final de julho. Confira aqui a programação completa.