Prefeitura orienta população sobre doenças cardiovasculares

escute-seu-coracao

A Prefeitura promove neste sábado (11/5) uma ação de orientação e prevenção de doenças cardiovasculares. As atividade acontecem das 9h às 15h na arena de eventos do Mercado Municipal de Curitiba. É gratuito e aberto a todos os interessados.

Profissionais de saúde irão orientar a população sobre comportamentos de risco, sintomas, tratamento e também como agir em situações de parada cardíaca. Haverá demonstração e instrução de realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

O evento faz parte das estratégias do Programa Escute o Seu Coração, lançado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em maio do ano passado.

O diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde, Pedro Henrique de Almeida, orienta que é importante ter os conhecimentos básicos para identificar os sintomas iniciais das urgências cardiológicas. “Por desconhecimento, algumas pessoas não identificam que estão diante de uma situação de potencial risco cardiológico, o que pode ocasionar agravamento do caso”, falou.

O evento terá ainda oferta de aferição de pressão arterial, exame de glicemia, distribuição de materiais educativos e orientações sobre o uso do aplicativo Saúde Já.

Escute o Seu Coração

Além de estimular a população a adotar estilos de vida saudáveis e prevenir doenças cardiovasculares, o programa Escute o Seu Coração busca a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência.

No Portal do Escute o Seu Coração, os visitantes encontram testes de comportamentos para identificar o que precisa ou não ser mudado, informações sobre estilos de vida mais saudáveis e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba.

Os 10 mandamentos do coração saudável

1. Evite o cigarro