Secretária participa de abertura da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem
A Secretária Municipal da Saúde de Curitiba, a enfermeira Márcia Huçulak, participou nesta segunda-feira (13/5) da abertura da 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”, realizada pelas Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). A iniciativa tem como objetivo trazer a discussão para a comunidade acadêmica da FPP sobre a prática de enfermagem com equidade.
Durante o evento, Márcia abordou os desafios da gestão e a prática da enfermagem para a promoção da equidade, Uma das ferramentas implementadas com esse fim, segundo Márcia, foi o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das Unidades Municipais de Saúde (Ivab), que mapeou as unidades de saúde que concentram um maior número de famílias com alta vulnerabilidade e que, em consequência, precisam de um suporte maior de serviços.
A partir deste indicador foi possível traçar políticas na área de saúde, para iniciar um processo de correção de inequidades existentes. “Há muito discurso sobre equidade e pouca ação. Nós partimos para a ação com o Ivab e com as políticas que desenvolvemos a partir dele. Queremos dar mais a quem mais precisa”, disse Márcia.
Durante o evento, a secretária também abordou a amplitude do trabalho do enfermeiro. “Nós, enfermeiros, já estamos em várias áreas de atuação na saúde. O profissional do futuro é ainda mais multi-função”, opinou.
O evento contou com a participação de autoridades da área, como a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-Pr), a Enfermeira Simone Aparecida Peruzzo e a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Paraná (Aben-Pr), a Enfermeira Denise Faucz Kletemberg.