Enfermeiros comandam ação de Saúde na Boca Maldita
Nesta terça-feira (21/5), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), promoveu uma ação em comemoração à Semana da Enfermagem, na Boca Maldita, no Centro.
Até às 16h30, estão sendo oferecidos à população no local serviços de prevenção e promoção à saúde, tais como: testagem de HIV; orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; distribuição de preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante; e orientações sobre o Programa Escute o Seu Coração, sobre o aplicativo Saúde Já e sobre o trabalho da enfermagem.
A aposentada Doraci Maria Pires, 67 anos, participou da ação pela manhã e recebeu orientações sobre como baixar e usar o aplicativo Saúde Já. “Hoje em dia todo mundo é muito comprometido com o tempo. Então, não perder tempo em fila e poder ir na unidade no dia e horário marcados é bem importante. Eu não costumo usar unidade de saúde, mas posso orientar quem precisa”, disse.
A estudante Beatriz Brozoski, 19 anos, parou na tenda da ação e recebeu orientações sobre os programas oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde. “É interessante ter acesso a essas informações”, avalia.
Enfermagem
A Secretaria Municipal da Saúde conta com 789 enfermeiros e 2.385 técnicos e auxiliares de enfermagem. Todos os dias, são realizadas quatro mil consultas com enfermeiros e 35 mil procedimentos com a equipe de enfermagem nos 111 postos de saúde do município. Nas nove UPAs, os enfermeiros realizam três mil classificações de risco por dia.
“A equipe de enfermagem é responsável por um cuidado que não para na saúde dos curitibanos”, afirma a enfermeira e secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.