Programa Anime da Secretaria de Saúde é premiado no Cosems-PR
Com o programa “Anime”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba foi uma das premiadas pela edição 2019 do Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), realizado em Cascavel, no interior do estado, na última quinta e sexta-feira (23/5 e 24/5).
O projeto “Iniciativa Anime (Atenção Integral nos Distúrbios Músculo Esqueléticos): a saúde músculo esquelética, seus desafios e estratégias na SMS Curitiba”, de autoria de Juan Ricardo Sierra e Flávia Celene Quadros, obteve o terceiro lugar na mostra “Experiências Municipais: exemplos de êxito nas regiões de saúde”, promovida durante o evento, que é considerado um dos mais importantes encontros anuais sobre saúde pública do Paraná.
“O projeto Anime é uma linha de cuidado que trabalha a prevenção e tratamento de doenças músculo esquelética, antes do agravamento do caso, reduzindo-se, assim, tempo de espera, filas e cirurgias ortopédicas desnecessárias”, explica Flávia, que é também superintendente de Gestão em Saúde da SMS.
Segundo ela, o Anime, a partir de uma maior integração multiprossional – entre médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, entre outros, na atenção primária e com os serviços especializados – busca uma resposta eficiente, resolutiva e em tempo adequado para as doenças músculo esqueléticas.
A partir da implantação do Anime, os encaminhamentos para a rede especializada reduziram 57% em média e o tempo de espera para consultas eletivas ou exames especializados após teleconsultoria/terreregulação é menor que 40 dias. Além disso, o tempo de resposta para uma teleconsultoria é menor que 10 dias e em casos urgentes é feito contato direto entre as equipes.
Vanguarda
Dos 140 trabalhos selecionados para o Cosem-PR, 20 eram de Curitiba, abordando ações na área de atenção primária à saúde, telerregulação das especialidades de odontologia e gestão no SUS. “Curitiba mostrou mais uma vez seu vanguardismo, apresentando vários projetos no Congresso e disseminando as boas experiências da capital do estado”, avaliou a secretária municipal da saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.