Curitiba discute implantação de Hospital de Beneficência Árabe com comunidade

hospital-arabe

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta quarta-feira (29/5), em seu gabinete, o presidente da Sociedade Árabe de Beneficência (Saben) do Paraná, Rached Hajar Traya, e os sócios-proprietários do Parque Damasco, Marcelo Ferraz e Celso Lanzoni. Durante a reunião, eles discutiram o projeto de implantação do Hospital de Beneficência Árabe do Paraná, no terreno do Parque Damasco (antiga fábrica do Café Damasco), localizado entre os bairros São Braz e Orleans.

No encontro, ficou definido que o grupo apresentará um pré-projeto do hospital ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), numa reunião conjunta a ser realizada com a Secretaria Municipal de Urbanismo, para uma consulta prévia, antes de remeter para análise do Conselho de Urbanismo.

“É importante ter um hospital sírio-libanês e isso está alinhado com a vocação de serviços que queremos dar para Curitiba”, avaliou o prefeito Rafael Greca.

“É um projeto importante não só para Curitiba, como para todo o estado, porque é um projeto de um grande hospital que vai oferecer atendimento a todo o Paraná”, disse Traya.

Segundo ele, o projeto envolve, além do hospital, outros equipamentos. “Será um polo de serviços importante para a toda região. Além do hospital, teremos áreas de lazer, mercado – um grande complexo”, disse. A estimativa da Saben é que o novo empreendimento gere cerca de 3,5 mil novos postos de trabalho.

Na reunião, o prefeito Rafael Greca presentou Traya com uma gravura representando Curitiba de Todas as Gentes. “Uma lembrança do dia que veio fundar o hospital”, disse Greca. O prefeito também foi presenteado pela diretora de filantropia da Saben, Luciane Riedi Traya, com o livro “Tfádalo – A arte da Culinária Árabe”, com receitas árabes compiladas pela comunidade local.

Presenças

Estiveram presentes na reunião também o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur; a secretária municipal da Comunicação Social, Monica Santanna; o superintendente da Secretaria Municipal do Urbanismo, José Luiz Filippetto; a chefe de gabinete Cibele Fernandes Dias; o advogado e vice-presidente da Saben, Munir Abagge; o tesoureiro da Saben, Renato Raad; o secretário da Saben, Imad Tawil; o segundo secretário da Saben, o médico Augusto Franco de Oliveira; o médico cirurgião do aparelho digestivo, responsável pelo Instituto Centro de Pesquisa Saben, Nemer Hajar e o médico responsável pela área de Pediatria e Adolescência do futuro hospital, Walid Mousfi.