Pinheirinho recebe quinta etapa dos mutirões Curitiba Sem Mosquito
Moradores do Pinheirinho recebem a partir desta quinta-feira (13/6) a quinta etapa dos mutirões Curitiba Sem Mosquito de 2019. A atividade é parte das estratégias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco, lembra, que embora o período do inverno ofereça condições menos favoráveis à proliferação mosquito, o cuidado não deve ser deixado de lado. “Nesse período de baixas temperaturas as pessoas costumam esquecer do assunto e descuidar. Mas é importante lembrar que o combate à dengue tem que seguir por todo o ano”
Nesta quinta (13/6) e sexta-feira (14/6), agentes comunitários de saúde e agentes de endemia fazem visitas às casas e orientam os moradores para limpar os terrenos e colocar entulhos e lixo em sacos plásticos, em frente às residências.
Na próxima semana, na segunda (17/6) e terça-feira (18/6), caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão passar pelo local para recolher os entulhos.
Balanço
Este é o terceiro ano que a Prefeitura promove os mutirões Curitiba Sem Mosquito, com a coleta de entulho nos dez distritos sanitários da cidade. Em 2017 e 2018, o recolhimento de mais de duas mil toneladas de lixo em toda a cidade garantiu o baixo índice de infestação do mosquito, que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Só neste ano foram coletados mais de 137 toneladas de entulho e lixo nas regionais Boa Vista, Boqueirão, CIC e Portão. De acordo com Tatiana, as áreas selecionadas para visitação são escolhidas por concentrarem um número grande de possíveis criadouros do mosquito.
O ano todo
Além dos mutirões, o Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti atua durante todo o ano com ações de prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Realiza vistorias em casas, comércios e espaços públicos, ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes, monitoramento e bloqueios em áreas com focos.
1 - Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados.