Secretaria de Saúde é representada no Conasems com oito trabalhos

conasems

Secretaria de Saúde é representada no Conasems com oito trabalhos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba participa do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília, com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”. Nesta terça-feira (2/7), primeiro dia de evento, a SMS foi representada com a apresentação de oito trabalhos.

A exposição dos trabalhos faz parte da 16ª edição da “Mostra Brasil aqui tem SUS", realizada durante o congresso, com apresentação de até 500 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo em todas as regiões do país.

“Curitiba tem várias experiências exitosas e inovadoras. E é nosso papel compartilhar essas boas práticas com outros municípios”, disse a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Márcia apresentou, pessoalmente, dois trabalhos: “Aplicativo Saúde Já Curitiba: acesso à saúde na mão do cidadão curitibano” e “Índice de vulnerabilidade das áreas abrangência das unidades de saúde (Ivab) de Curitiba”.

O primeiro mostra a ferramenta tecnológica de acesso aos serviços de saúde por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba e o segundo, a implantação de um sistema que permite a distribuição mais equânime de recursos entre as unidades de saúde de Curitiba.

Além destes dois trabalhos, Curitiba também apresentou “Iniciativa Anime (Atenção Integral nos Distúrbios Músculo-Esqueléticos): a saúde músculo-esquelética, seus desafios e estratégias na SMS”, por Juan Ricardo Sierra.

Antônio Dercy Silveira Filho expôs o trabalho “Especializando a gestão da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde: o sucesso não ocorre por acaso”. Outro tema capitaneado por Curitiba foi “Vigilância de epizootias visando à prevenção da febre amarela no município de Curitiba-PR”, apresentado por Ana Paula Conick Mafra Poleto.

Angela Cristina Lucas de Oliveira mostrou a “Organização da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba” e Marcelle Fernandes da Silva, a “Telerregulação e Teleconsultoria: uma experiência de sucesso no município de Curitiba”.

Por fim, Luciana Andréia Strobel mostrou o “Uso de geoprocessamento em saúde do trabalhador no planejamento de pesquisa de ramos de atividades instalados no município de Curitiba-PR e com ocorrência de acidentes de trabalho”.