Secretária de Saúde faz aula inaugural de Faculdades Pequeno Príncipe

aula-magna-ok

A secretária municipal da saúde de Curitiba, a enfermeira Márcia Huçulak, proferiu, nesta segunda-feira (29/7), a aula inaugural para os calouros de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina e Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). O tema abordado foi “Integralidade e Interprofissionalidade na Atenção à Saúde”. O evento, realizado na Associação Médica do Paraná, reuniu ainda diretoras, coordenadores dos cursos, docentes e colaboradores da FPP.

Durante a aula, Márcia traçou um perfil da saúde em Curitiba, mostrou indicadores, os avanços obtidos e apontou os novos desafios da saúde pública, com a predominância de doenças crônicas (cardiovasculares e neoplasias), aumento da população idosa e a maior complexidade das necessidades de saúde. “É importante que a formação profissional esteja alinhada com as necessidades de saúde da população”, disse a secretária.

Segundo ela, neste sentido, a forma de atender na área de saúde deve passar por uma transformação. “É preciso uma mudança de paradigma: da cura para o cuidado contínuo. Para isso, o trabalho uniprofisional e isolado não é mais suficiente. Precisamos pensar no cuidado contínuo e multiprofissional”, afirmou. Segundo Márcia, ainda, é preciso também que a população “se envolva nos cuidados de sua saúde e nos seus fatores de risco.”