Prefeitura reativa comitê e reforça combate ao avanço do sarampo e outras doenças

Matéria

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu reativar o Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública, extinto em 2015.

O comitê vai acompanhar emergências epidemiológicas de natureza infecciosa, desastres de origem natural ou por ação humana e outras situações de risco para a saúde pública em Curitiba.

Nesta terça-feira (27/8), na sala de convenções da SMS, cerca de 80 representantes de mais de 40 instituições governamentais e não governamentais se reuniram para falar sobre o impacto dos primeiros casos de sarampo na cidade.

“É importante dizer que não há surto de sarampo em Curitiba, mas estamos permanentemente em alerta. Vamos nos reunir sempre que necessário”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

O comitê vai trocar informações, criar e ajustar estratégias e estudar a tomada de ações para evitar o avanço da doença no município, onde quatro casos – importados – foram confirmados até agora, depois de 21 anos sem registro da doença.

Informação
Durante a reunião, a médica infectologista da SMS Marion Burger fez uma apresentação sobre o atual estágio de contaminação do sarampo pelo mundo, além de tirar dúvidas sobre medidas de contenção da doença e coleta de amostras.

Uma das perguntas foi sobre o período de isolamento do paciente com sarampo. Marion informou que ele deve ficar de quatro a seis dias em casa depois do surgimento do exantema (irritação na pele).

A médica infectologista Maria Esther Graf, presidente da Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (Aparcih), elogiou a iniciativa de recriação do comitê: “Isso vai ajudar a capilarizar a informação”, afirmou.

WhatsApp
A SMS também criou um canal de informações no aplicativo de mensagens WhatsApp para esclarecer outras dúvidas sobre o sarampo. Para acessar, acesse o link.

Tire dúvidas sobre vacinação e doença.