Embaixador da Dinamarca faz visita para conhecer sistema de saúde de Curitiba

visita-embaixador

A secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, recebeu nesta quinta-feira (5/9), o embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz, em seu gabinete. Prytz visitou, nos últimos dias, a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, para analisar áreas de cooperação para o futuro. De acordo com o embaixador, as reuniões têm dois eixos importantes: inovação e saúde.

Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Prytz conheceu o funcionamento do sistema de saúde de Curitiba e os projetos inovadores que estão sendo realizados pelo município, como o Escute o Seu Coração e a implantação do aplicativo Saúde Já Curitiba. “O que vimos aqui comprova o que já esperávamos: que Curitiba está avançada em comparação a muitos municípios do país”, disse o embaixador.

Segundo Prytz, a área de saúde é extremamente importante para qualquer país e representa uma grande fatia do orçamento. "O desafio nesta área é comum a todos os países. Queremos trocar ideias, prover mais saúde, com mais qualidade, com um custo menor. Para isso, aperfeiçoamento é fundamental e, por isso, estamos focando no diálogo de cooperação com o Brasil", explicou. 

Durante a reunião, Márcia apontou o caminho percorrido na estruturação do sistema de saúde do município, os avanços obtidos – como a queda da mortalidade infantil e a eliminação da transmissão vertical do HIV – e falou sobre os desafios para o futuro. “Queremos buscar sempre mais eficiência na alocação dos recursos, ao mesmo tempo que tenhamos cada vez mais qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

Participaram da reunião também o cônsul geral da Dinamarca, Nikolaj Fredsted; o cônsul honorário da Dinamarca em Curitiba, Pedro Luiz Fernandes; a oficial de Comércio da Embaixada Real da Dinamarca, Livia Aragão Dantas; o assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin; a superintendente executiva da SMS, Beatriz Battistela Nadas; o diretor de Atenção Primária em Saúde da SMS, Juliano Gevaerd; a diretora do Centro de Assistência à Saúde da SMS, Oksana Volochtchuk; e a assessora do gabinete da SMS, Raquel Cubas.