Mães do Parolin recebem ensaio fotográfico dos bebês
A foto mistura paz e beleza. Embalada na lã, sono pleno, Clara parece estar em um casulo. “Linda, né?”, orgulha-se a mãe, Marluci da Silva Batista, 22 anos. A filha tinha apenas oito dias quando foi fotografada para o projeto Nascer no Parolin, em Curitiba. Dois meses depois, ao receber o álbum do ensaio fotográfico do bebê, a garçonete confessa: “Não aguentava de tanta ansiedade.”
Como Marluci, outras sete mães receberam álbuns com as fotos dos filhos – 14 recém-nascidos foram fotografados para o projeto. Elas estiveram nesta sexta-feira (18/10) na Unidade de Saúde Parolin, na Regional Portão, para buscar as cópias. As mães são moradoras da região e fizeram todo o pré-natal ali.
“A preocupação do prefeito Rafael Greca é cuidar bem dos curitibinhas e das gestantes, algo que tem sido feito com carinho pela equipe da unidade Parolin”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Parcerias
O projeto Nascer no Parolin foi idealizado pelo enfermeiro Antônio Rangel. Ele contou com o apoio da auxiliar de enfermagem Jane Cristina Chapieski, da fotógrafa Cris Camargo e da maquiadora Gabrielle Martins para organizar e realizar os ensaios. A gráfica Tecnicópias forneceu as cópias dos álbuns.
“A secretaria abraça os nossos projetos”, comentou o enfermeiro. “Que a gente consiga planejar e melhorar a qualidade de vida de todas vocês, mamães: tragam seus filhos às consultas”, acrescentou. O vereador Edson do Parolin agradeceu a atenção da equipe para com a comunidade da região.
As fotos são das três primeiras sessões, realizadas em 7 e 26 de agosto e em 16 de setembro. As mães também são fotografadas com os bebês.
“Fiquei nervosa na hora de posar, mas valeu pelo resultado: ficou muito bonito”, contou a dona de casa Caroline de Oliveira, 26 anos, com Benjamin, de dois meses.
O objetivo do projeto Nascer no Parolin é usar a fotografia em estilo newborn (recém-nascido) para estimular sentidos e sensações, estabelecer vínculos e formar memória afetiva no primeiro ano de vida dos bebês. Duas vezes por mês uma sala da unidade vira estúdio fotográfico para mães e bebês recém-nascidos.
Atendimento
A unidade de saúde Parolin é uma unidade com alto Índice de Vulnerabilidade por Áreas de Abrangência (IVAB) e conta com a Estratégia de Saúde de Família. Faz parte da área de abrangência do Distrito Sanitário do Portão e tem 16,6 mil pessoas com cadastro definitivo para atendimento.
De janeiro a setembro de 2019 foram feitas 19.283 mil consultas - 11.884 mil médicas e 7.399 mil de enfermagem. A unidade acompanha 164 gestantes. A equipe tem quatro médicos, quatro enfermeiros, dois dentistas, 14 auxiliares de enfermagem, cinco auxiliares e cinco técnicos de saúde bucal e quatro agentes comunitários.
A região atendida pela unidade é foco de um trabalho intensivo de prevenção à leptospirose e dengue devido à proximidade de rios e possibilidade de enchentes. A unidade de saúde Parolin foi a base do lançamento do aplicativo Saúde Já Curitiba, em abril de 2017, para o agendamento do atendimento com a enfermagem nos postos de saúde.