Saúde Já é um dos vencedores do concurso Boas Práticas da Prefeitura
O aplicativo Saúde Já é o grande vencedor do concurso Boas Práticas 2019 na categoria Saúde, iniciativa do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que, pela primeira vez, integra o Programa Time Brasil – Transparência e Integridade em Municípios e Estados (antigo Pacto), ação em conjunto com a Controladoria Geral da União.
Lançado em março de 2017, o aplicativo contabiliza 7,7 milhões de acessos. A ferramenta foi desenvolvida por servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
“Esse prêmio é um pouco meu porque eu tive a ideia”, brincou o prefeito ao entregar o prêmio aos oito servidores responsáveis pela iniciativa.
“Nossa cidade de ideias tem uma Prefeitura cheia de gente criativa e nós premiamos as melhores ideias administrativas. Vai do aplicativo Saúde Já, do cheque-táxi eletrônico, os guardiões das abelhas e por outros projetos interessantes para a administração”, citou o prefeito.
“Eles representam os servidores que colocaram as suas boas práticas para servir Curitiba. Os servidores são orgulho de Curitiba quando nos ajudam a servir com eficiência, dedicação e alegria”, declarou o prefeito à plateia formada pelos homenageados.
Mudança radical
A secretária da Saúde, Marcia Huçulak, que foi uma das vencedoras do prêmio, agradeceu as equipes das 111 unidades básicas de saúde.
"As equipes abraçaram o projeto. Fizemos uma mudança radical e hoje o aplicativo é um sucesso”, disse a secretária, que destacou, dentre as facilidades do app, o agendamento das consultas com a enfermagem, o monitoramento da situação vacinal, o agendamento e informações úteis para o pré-natal. “Foi uma grande ferramenta para melhorar o acesso ao cidadão”, completou.
O superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Paraná, José William Gomes da Silva, parabenizou a Prefeitura pelo aplicativo Saúde Já.
73 práticas, 315 servidores
O Concurso Boas Práticas teve a participação de 315 servidores responsáveis por 73 práticas. Foram premiadas as 13 melhores práticas desenvolvidas por servidores de dez órgãos, entre 2017 e 2019. As categorias nas quais houve premiação foram Educação, Saúde, Gestão Pública, Finanças e Meio Ambiente.
O presidente do Imap, Alexandre Matschinske, destacou que as práticas premiadas terão espaço na revista eletrônica semestral do Imap (Curitiba em Destaque).
A seleção, feita por servidores com larga experiência na área de administração pública, levou em consideração os seguintes itens: inovação, disseminação, compartilhamento e relevância.
Os integrantes da comissão foram Mariangela Baroni Beber e Fernanda Schaefer Rivabem, do Imap; Luciano Vida Dal’negro, da SGM; Cibele Fernandes Dias, do gabinete do prefeito; Caio Cezar Zerbato, da Secretaria de Finanças; e Marcia Schlichting, da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.
Participaram da premiação os secretários de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, e da Educação, Maria Sílvia Bacila; a superintendente da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Daniele Regina dos Santos; a subprocuradora-geral do Município, Rosa Maria Alves Pedroso; os vereadores Edson do Parolin e Julieta Reis; e o técnico responsável pelo programa Time Brasil, Herbert Etges Zandomeneco.
As práticas premiadas
CATEGORIA EDUCAÇÃO
1º lugar: Guardiões das Colmeias (SME/SMSAN)
Servidores: Edilaine Cristina Manoel Joaquim, Izolde Maria Pinto Deschermayer, Felipe Tiago de Jesus
2º lugar: Recriar a Alegria e Brincar (SME)
Servidora: Daiane Aparecida de Carvalho
3º lugar: Rio que te quero rindo (SME)
Servidores: Denise Luciene Lepinski Rutkoski, Solange Pacheco Ferreira e Eveline de Oliveira
CATEGORIA FINANÇAS
1º lugar: Certidão Acesso Facilitado (SMF)
Servidores: Silvana Maria Culpi Galor e Oscar Quadros Brunetti
CATEGORIA GESTÃO PÚBLICA
1º lugar: Cheque-Táxi Eletrônico (SMAP)
Servidor: André Felipe Gabri dos Reis
2º lugar: Fala Curitiba – Qualificando a participação do cidadão nas consultas públicas (Imap)
Servidores: Leandro Jabur, Elaine Rodrigues Leal, Jussara Sorgenfrei e Simone Cristina Lubel
3º lugar: Parcelamento do Solo – Dividir conhecimento para somar resultados (SMU)
Servidores: Noélia de Moraes Aguirre Carnasciali e Rodrigo Tadeu Baranczuk
CATEGORIA MEIO AMBIENTE
1º lugar: Horta Comunitária Folha do Pantanal (SMMA, SGM e SMSAN)
Servidores: Luiz Damaso Gusi, Ricardo Alexandre Dias, Daniel Bastos, Juliano Blan, Paulo Gomes e Alessandro Presznhuk
2º lugar: Armadilha Fotográfica – Uma forma divertida de aprender a desvendar os segredos da natureza (SMMA)
Servidores: Cláudia Regina Bosa, Andressa Cristiane Passenko e Fernando Stadinick
3º lugar: Reciclagem e Consumo Consciente de Papel (PGM/SMAP)
Servidores: Susi Cristina dos Santos, Sidnei Vaz da França, Rubens Goes Zampieri, Lucas Henrique Ghidini e Stefane Caroline da Silva Nascimento
CATEGORIA SAÚDE
1º lugar: Aplicativo Saúde Já Curitiba – O acesso à saúde na mão do cidadão curitibano (SME e SMSAN)
Servidores: Márcia Cecília Huçulak, Beatriz Battistella Nadas, Gabriela Ozório Flores, Raquel Maria Pastore, Luiz Carlos Sobrinho do Nascimento, Alice Tomie Youshizumi, Márcio Massayuki Fujiyama e Carlos Urias da Silva
2º lugar: Embaixadores da Paz (SME/FAS)
Servidores: Édina Ribeiro Ignácio, Cristine Aquino, Tânia Mara da Silva e Jean Rodrigues Hella
3º lugar: Implantação de painéis de monitoramento do atendimento em tempo real nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Curitiba (SMS)
Servidores: Pedro Henrique de Almeida, Vanessa Ferreira de Paula Laplechade, Gabriela Ozório Flores