Prefeitura contrata médicos para unidades básicas de saúde

pss-saude

Treze médicos classificados pelo processo seletivo simplificado (PSS) para esta função pública assinaram contrato, na manhã desta terça-feira (17/12), na sede da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal. Eles começam a trabalhar nas unidades básicas de saúde que escolheram entre as 20 opções oferecidas em seis regionais de Curitiba.

A diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, Jussara de Castilhos Rosa, deu as boas-vindas aos participantes. “Estamos felizes por vocês terem acatado o edital do PSS”, disse ela. Jussara enfatizou que, ainda que escolham determinada unidade, os profissionais poderão ser remanejados para outras, se houver necessidade.

“Nós, profissionais da saúde, atendemos o cidadão curitibano em todos os ciclos da vida, principalmente as populações que estão mais vulneráveis. Nossa missão é oferecer atendimento de excelência de forma integral”, completou.

Início do trabalho
Os médicos contratados já estarão nas unidades a partir desta quarta-feira (18/12) e farão parte da escala das unidades que estarão abertas durante parte dos dias de recesso devido ao Natal. A diretora informou ainda que na semana do dia 6 de janeiro eles participarão de capacitação com a equipe de atenção primária.

Antes da escolha das unidades e da assinatura dos contratos, o gerente responsável pelo PSS da Saúde, Mayckel Teixeira de Lima, leu o contrato que seria assinado e respondeu as dúvidas dos participantes. Ele informou que, caso rescindam o contrato antes do término, daqui a 12 meses, eles deverão esperar 24 meses até que possam participar de novo PSS da Prefeitura de Curitiba.

Os médicos Adriano Saldanha Baran e Carolina Baggio estão entre os que assinaram o contrato do PSS. Os dois já foram servidores da Prefeitura de Curitiba e deixaram a carreira para trabalhar em outras cidades paranaenses.

“O PSS é uma boa oportunidade neste momento, pois se encaixa na minha grade de horários”, declarou Baran, que escolheu a Unidade de Saúde Vila Guaíra. Carolina optou pela Unidade de Saúde Barreirinha devido à localização e ao horário de trabalho.

A mineira Alexandrina Batista Rodrigues mora em Curitiba há seis meses. “Eu gosto de atender meus pacientes, gosto de escutá-los, é muito gostoso. Muitas questões que eles trazem têm fundo emocional. Algumas vezes nós mais ajudamos, apoiamos do que curamos”, disse a médica que já trabalhou na rede pública nas cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte.

Outras funções públicas
Durante a tarde foram convocados para contratação quatro cirurgiões-dentista, três técnicos de saúde bucal em saúde pública e nove auxiliares de saúde bucal em saúde pública, todos pelo PSS.

Na quarta-feira (18/12), também na sede da Secretaria, haverá entrega de documentos pelos candidatos convocados para as funções públicas de Técnico de Saúde Bucal em Saúde Pública e Auxiliar de Saúde Bucal em Saúde Pública.

Os participantes do PSS devem acompanhar as publicações dos editais pelo site da Prefeitura de Curitiba. Basta escolher a função pública do candidato.