Curitiba mobilizada contra o sarampo
Na manhã de sábado (15/2), o prefeito Rafael Greca visitou a Unidade de Saúde Vila Guaíra, um dos 15 pontos abertos em Curitiba para a mobilização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo de 2020.
“De tenra idade até 59 anos, todas as pessoas devem ser vacinadas. Curitiba não quer perder ninguém para o sarampo, por isso essa mobilização em quatro grandes postos de saúde e onze pontos de encontro da população”, disse Greca.
A campanha teve início na segunda-feira (10/2). Há vacinas disponíveis em 110 unidades de saúde de Curitiba de segunda a sexta-feira, até o dia 13 de março.
“A ideia é não perder a briga para a doença, é termos sempre cada vez mais e melhor saúde. Eu tenho orgulho da equipe de saúde de Curitiba”, contou o prefeito.
No Paraná, considerando a situação epidemiológica, a vacinação tem como público-alvo pessoas de 5 a 59 anos. Com intensificação para os jovens de 20 a 29, que mesmo já tendo as duas doses preconizadas pelo calendário devem fazer um reforço.
A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fontana veio a Curitiba acompanhar o Dia D e elogiou a mobilização . “Fico feliz em ver a organização que foi feita em Curitiba. A unidade está cheia uma grande adesão da população. Agradeço a parceria que a Prefeitura e o Paraná estabeleceram com o Ministério da Saúde”, falou.
Durante a visita o prefeito atendeu pedidos de fotos e entregou exemplares da revista Curitibinha para crianças.
O aposentado Osmar Davance, 68 anos, que foi a unidade de saúde para acompanhar o filho Leonardo Davance, 26 anos, abordou o prefeito para agradecer e elogiar pelos serviços de saúde prestados pela Prefeitura na região. “Eu sempre uso a unidade de saúde e vou te falar que o serviço aqui é nota 10”, agradeceu.
Atrações artísticas
Um espaço foi montado no pátio da unidade para apresentações artísticas de talentos do bairro. Lá o prefeito se juntou a bateria da escola de samba Mocidade Azul e dançou, cantou e até se arriscou a tocar com grupo. Os Curitibinhas Lucas Geraldo, 4 anos, Alice Geraldo, 5 anos e Mariana Geraldo, 2 anos, que estiveram na unidade para se vacinar se uniram em uma roda de samba com Greca.
Com o Coral da Saúde, um grupo que se reúne toda semana no espaço saúde para espantar os males e dores emocionais cantou com o prefeito.
A integrante do coral, Jael Ramos Alves, 61 anos, se apresentou como grande fã e pediu um abraço para Greca. “Meu sonho é poder ter aulas com ele, o nosso prefeito é um poço de cultura”, contou.
Prevenção em família
O educador físico Cesar Santos, 48 anos, não quer saber de sarampo em casa. Aproveitou o Dia D para tomar a vacina e também levou as duas filhas. Lívia dos Santos, 2 anos estava com a vacina em dia. Já a mais velha, a estudante Rayssa dos Santos, 24 anos está na faixa de maior recomendação se imunizou com o pai. “O melhor jeito de prevenir é vacinar”, alertou Cesar.
Presenças
Participaram da visita a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak; a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goreti David Lopes; a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Acácia Nasr; o administrador regional do Portão, Gerson Gunha; e o vereador, Edson do Parolin.