Núcleo de Segurança do Paciente sedia reunião da Rebraensp sobre sepse

sepse

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba sediou na tarde desta quarta-feira (4/3), a reunião da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) – Polo Curitiba, no Auditório de Orgânicos do Mercado Municipal.
A reunião acontece bimestralmente e a cada rodada uma instituição parceira é a anfitriã. Essa é a primeira vez que o NSP, criado em agosto de 2018, recebeu o evento. Ao todo, cerca de 170 profissionais de saúde de hospitais privados, públicos, UPAs e unidades básicas de saúde participaram.


Durante a reunião, a sepse foi o tema principal. Entre os palestrantes, estiveram o diretor de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Sírio Libanês, José Mauro Vieira Júnior, e a enfermeira Jennifer Fraga, que integra o projeto Sepse nas UPAs do Brasil, uma parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde.
“O evento mostra como Curitiba está empenhada em buscar sempre a melhoria dos processos em relação a sepse”, diz a coordenadora no NSP da SMS, Vanessa Laplechade.
Duas UPAs de Curitiba – Sítio Cercado e CIC – fazem parte do projeto nacional. Ao todo 60 UPAs do país foram escolhidas para participar do projeto que tem como objetivo detectar precocemente os sinais de sepse e iniciar o pacote de medidas para o tratamento em até 1h. O projeto vai levantar dados, para a melhoria de protocolos e linha de cuidado para todo o Brasil.