Bairro Alto recebe sexta edição do mutirão de Limpeza

Dengue

Moradores do Bairro Alto recebem a partir desta quarta-feira (11/3) a sexta etapa do Mutirão Curitiba Sem Mosquito de 2020. Desde o início do ano, Curitiba intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e chikungunya. Em pouco mais de dois meses foram cinco mutirões de limpeza.

A ação conjunta entre as secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para recolher lixos de grande porte tem o objetivo de evitar criadouros do mosquito.

Nessa etapa serão contemplados 63 quarteirões da regional Boa Vista.

Desta quarta (11/3) a sexta-feira (13/3), os moradores receberão visitas dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orientando que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento pode acumular água e ser usado como criadouro pelo mosquito Aedes aegypti – e explicam que o entulho e lixo devem ser deixados em frente às casas para serem recolhidos.

Além do mutirão os agentes irão realizar vistorias nos imóveis e orientação dos cuidados que a população deve ter com seus espaços para combater o mosquito Aedes aegypti (leia abaixo).

Limpeza pública
No início da próxima semana, segunda-feira (16/3) e terça-feira (17/3), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) passam pela região para recolher os entulhos.

A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco, explica que a estratégia é a de visitar e orientar a população para que aproveitem o fim de semana, durante as faxinas para separar também os entulhos que não sabem como destinar.

“A ideia é ofertar além da coleta de rotina a possibilidade de descarte daquela peça que às vezes as pessoas não sabem o que fazer e vão deixando no quintal e que podem acabar virando um criadouro para o mosquito”, orienta.

Balanço
Este é o quarto ano que a Prefeitura promove o Curitiba Sem Mosquito. Desde o início das atividades, o programa recolheu mais de 3 mil toneladas em resíduos das casas dos curitibanos. Só neste anos foram mais de 125 toneladas nas regionais Cajuru, Boa Vista, CIC e Boqueirão.

Cinturão de proteção
Para ampliar o raio de proteção contra o mosquito o prefeito Rafael Greca convocou no final de janeiro o mutirão de limpeza metropolitano.

O objetivo é que os municípios que integram o Consórcio de Coleta de Resíduos Sólidos da Grande Curitiba, presidido por Greca, promovam os seus mutirões.

“Contra a dengue, varrer é o melhor remédio”, lembrou o prefeito.

Além de Curitiba outros 11 municípios da Região Metropolitana, realizaram ações de prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti.

As atividades envolveram limpeza, separação de resíduos, recolhimento de pneus e outros itens inservíveis, tudo em conjunto com a população e com ações educativas. São eles Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Piraquara, Quitandinha, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Como combater o mosquito Aedes aegypti
1 - Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.
9 - Lave pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, recipientes utilizados para guardar água.
10 - Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.