Saúde orienta funcionamento de estabelecimentos que servem refeições

Como medida de segurança contra o novo coronavírus, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça normas e orienta regras para funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e similares. A modalidade self-service – em que o cliente se serve no bufê – está temporariamente suspensa desde a última sexta-feira (17/4).

A medida faz parte das ações de enfrentamento à pandemia. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Francielle Narloch, explica que a suspensão é necessária, nesse momento, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus nesses locais. Segundo ela os consumidores podem expelir gotículas respiratórias nas louças, talheres e alimentos expostos nos bufês, facilitando a contaminação.

“Nesse tipo de serviço, além de as pessoas ficarem muito próximas dos alimentos, elas compartilham os utensílios para se servir e isso aumenta muito a possibilidade de contaminação", afirma. 

 

O que pode funcionar

Podem funcionar estabelecimentos na modalidade à lá carte, por delivery ou com entregas nos balcões e com pratos feitos (PF).

Também é permitido o atendimento em estilo rotisseria, no qual o cliente escolhe os alimentos para que um funcionário do restaurante coloque no prato. Neste caso, alguns cuidados devem ser tomados. As refeições expostas devem ser separadas dos clientes por um anteparo feito de material rígido transparente (vidro, acrílico ou similar). Dessa forma os alimentos não ficam expostos ao contato direto com grande número de pessoas.  

Os profissionais que irão montar o prato devem estar devidamente uniformizados e com máscaras faciais.

Francielle reforça que a vigilância está sempre em busca de soluções para proteção da saúde da população.

“Com essa pandemia estamos aprendendo que é preciso se reinventar e que isto é possível com medidas simples”, diz Francielle.   

Os estabelecimentos deverão seguir também as regras gerais contidas no regulamento, como controle de fluxo de pessoas, fornecimento de álcool em gel, local para higiene das mãos, uso de máscaras e outras medidas que evitem a circulação do novo coronavírus. Confira as regras