Profissionais da saúde de Curitiba começam a receber segunda dose

Segunda dose

A segunda dose da vacina contra a covid-19 começou a ser aplicada nesta segunda-feira (15/2) em profissionais da linha de frente da pandemia em Curitiba. O aviso para quem recebeu a primeira dose do imunizante CoronaVac (produzido pelo Instituto Butantan) chega pelo aplicativo Saúde Já.

A vacinação dos profissionais de saúde está sendo feita no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, que tem uma entrada exclusiva para esse grupo.

Pavilhão da Cura terá entrada exclusiva para vacinação da segunda dose

Médico do Hospital Pequeno Príncipe, que tem ala pediátrica exclusiva para covid-19, Paulo Ramos David João, recebeu o agendamento na sexta-feira (12/2). “Foi bem fácil, tanto o cadastro no aplicativo como o atendimento aqui no pavilhão”, disse o médico.

Alívio em dose dupla
Para quem precisa continuar trabalhando na linha de frente, a sensação de receber a segunda dose da vacina que protege contra a covid-19 é de tranquilidade.

“Fico mais aliviada, primeiro pela minha mãe que é idosa e mora comigo e depois, pela minha saúde, porque lido diretamente com pacientes contaminados”, afirma Rosenilda Gomes de Moraes, enfermeira do Hospital Vitória, unidade exclusiva de atendimento da covid-19 em Curitiba.

A imunização completa com as doses indicadas só não traz ainda o relaxamento das medidas. “A vacina nos dá mais segurança, claro, mas os cuidados vão continuar os mesmos até que essa pandemia chegue ao fim”, diz Rosenilda.

A imunização com a segunda dose em Curitiba foi iniciada na quarta-feira (10/2), nas instituições de longa permanência, onde a vacinação é feita diretamente pelas equipes de Saúde dos Distritos Sanitários.

Para a etapa da segunda dose, a cidade recebeu 23.160 vacinas que estavam reservadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) dentro da cota distribuída ao município de Curitiba.

Com as doses reservadas, Curitiba recebeu até agora 88.410 doses, sendo 20.380 do imunizante AztraZeneca, produzido pela Fiocruz.