Saúde apresenta balanço de ações na Câmara Municipal
A abertura da unidade de estabilização psiquiátrica Irmã Dulce, a intensificação das fiscalizações de locais que estão em desacordo com as normas sanitárias contra o coronavírus e a ampliação da testagem e da rede de atendimento de pacientes com covid-19 foram os destaques no balanço do terceiro quadrimestre de 2020 apresentado pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em audiência pública virtual nesta terça-feira (23/2), na Câmara de Vereadores.
A apresentação do relatório aos vereadores segue uma determinação legal, de prestação de contas quadrimestral, segundo prevê a lei complementar federal 141/2012.
Covid-19
A secretária abordou a intensificação da orientação e fiscalização de locais em desacordo com as normas sanitárias contra a covid-19. De março a dezembro, foram realizadas 15.917 ações, sendo 5.246 só no terceiro quadrimestre.
Foram destaques também a ampliação do atendimento para pacientes de covid-19 no Hospital Vitória da CIC, Instituto de Medicina, Hospital Victor Ferreira do Amaral e na UPA do Boqueirão. Também na Casa Irmã Dulce, que iniciou os atendimentos em julho de 2020 para pacientes de covid e em setembro passou a funcionar como unidade de estabilização psiquiátrica. Entre setembro e dezembro, atendeu 326 pessoas.
No enfrentamento à pandemia, também houve a ampliação da oferta de teste PCR para casos moderado ou leves – antes o exame só era realizado em casos graves. Além disso, houve duas grandes rodadas de testagens para profissionais da rede e instituições de longa permanência, mesmo sem sintomas.
Em relação à imunização contra a covid-19, Márcia ressaltou a intenção de vacinar toda a população, mas ressaltou a necessidade de haver insumo disponível para isso pelo governo federal.
“Nós queremos vacinar todos os curitibanos sem exceção”, disse ela.
Segundo a secretária, o município tem capacidade para vacinar toda a população, se houver vacina disponível.
Homenagem
Durante a sessão, a secretária também homenageou o médico Matheos Chomatas, que faleceu em dezembro, de 2020, em decorrência de complicações provocadas por um câncer.
O médico foi responsável pela implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na capital paranaense e desempenhou funções importantes na Secretaria Municipal da Saúde.
“Chomatas dedicou a vida ao SUS de Curitiba. Foram 35 anos de protagonismo e dedicação. Chomatas, você mora em nossos corações para sempre”, disse a secretária.
Márcia também fez elogio público aos servidores da saúde.
“Quero fazer um agradecimento público aos quase dez mil servidores desta instituição, que enfrentaram o medo e essa pandemia com todo o amor a essa população”, disse.
Investimentos
Na audiência também foram apresentados aos vereadores os valores referentes aos investimentos em saúde. No terceiro quadrimestre de 2020, foram investidos R$ 755,6 milhões.
Em todo o ano de 2020, o investimento foi de R$ 2,2 bilhões – o maior orçamento nominal anual da história do município. O percentual do investimento realizado pelo município em saúde ficou em 20,11%, acima dos 15% mínimos previsto constitucionalmente.