Saúde vai vacinar pessoas com 68 anos completos, nesta terça-feira

Nesta terça-feira (30/3), Curitiba vai vacinar contra covid-19 as pessoas com 68 anos completos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez um balanço do estoque na manhã desta segunda-feira (29/3) e as doses disponíveis são suficientes para completar mais essa faixa etária.

A vacinação segue por escalonamento de idade, não é necessário agendamento. Para evitar filas e aglomerações, os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho devem procurar os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde (endereços abaixo).

A inclusão de novos grupos, porém, dependerá do envio de novas doses de vacinas por parte do Ministério da Saúde.

Pontos fixos
Nesta terça, um novo ponto fixo de vacinação começa a funcionar. É a Unidade de Saúde Aurora, no bairro Novo Mundo. Agora são 17 pontos para vacinação na cidade, 14 deles fixos e três no sistema drive-thru.

Para melhor atender a população a SMS pede para que as pessoas sem dificuldade de mobilidade procurem os pontos fixos. Os pontos no sistema drive-thru são para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

A estrutura oferecida pelas unidades de saúde tornam a vacinação mais ágil nos pontos fixos. “A população não precisa ter receio, porque nos pontos da vacinação contra covid-19 não há outros tipos de atendimento”, diz a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Idosos que fazem parte do cronograma de vacinação devem ir diretamente aos pontos de vacinação, sem agendar. Porém, para garantir agilidade, podem fazer o cadastro prévio na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba (para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já).

Avanço
O número de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 superou o de pessoas infectadas pelo vírus, é o que indica o vacinômetro de Curitiba. Até o último domingo (28/3), foram aplicadas 239.066 mil doses, sendo 190.920 primeiras doses e 48.146 da segunda dose, enquanto os casos confirmados acumulados são 171.209.

"Embora tenhamos que seguir com as medidas de prevenção, esse é indicador de esperança. Esses dados mostram como avançamos e com a colaboração de todos vamos vencer", disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Cronograma
• 68 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 30 de março, pela manhã
• 68 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 30 de março, pela tarde


Pontos de vacinação para idosos
LOCAIS FIXOS

Período da manhã das 8h às 13h, período da tarde da 13h às 18h

1 - Pavilhão da Cura
Parque Barigui
2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 - Sítio Cercado
3 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 724 – Abranches
4 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão
5 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru
6 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho
7 - US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo
8 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade
9 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 - Boqueirão
10 – US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 - Uberaba
11 - Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira
12 - Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
13 - Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

DRIVE-THRU

Período da manhã das 8h30 às 12h30, período da tarde das 12h30 às 16h30

1 - Pavilhão da Cura - Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
2 - Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo - Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
3 - Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)