Secretário de Mato Grosso do Sul busca experiência curitibana do Hospital Municipal do idoso
Na manhã desta quinta-feira (08/07), a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende. Ele e a equipe vieram a Curitiba para conhecer o trabalho realizado na capital, na área da Saúde, e a experiência com a implantação do Hospital Municipal do Idoso.
De acordo com Resende, a intenção é implantar no Mato Grosso do Sul um hospital de doenças crônicas, nos mesmos moldes do Hospital Municipal do Idoso de Curitiba. “Temos a intenção de chamar de Hospital do Idoso Poeta Manoel de Barros”, contou.
Durante a reunião, Márcia explicou sobre o funcionamento do SUS Curitibano, e a implantação do hospital. “A população curitibana tem grande carinho pelo Hospital do Idoso”, disse. Criado em 2012, hoje ele conta com 122 leitos, sendo 83 de UTI. E a taxa de aprovação dos usuários é de 98%.
Márcia destacou no encontro também o trabalho realizado pelo Saúde em Casa, que apoia as desospitalizações do Hospital do Idoso. Márcia também citou a função importante que a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Feas) desempenha em todo o SUS Curitibano, inclusive gerindo o próprio Hospital do Idoso.
Depois da reunião, a comitiva do Mato Grosso do Sul, composta também pelo diretor do hospital San Julian, Cláudio Osório Machado; pela assessora Sandra Letícia Souza Juqueira e pelo gerente de Novos Projetos, Eduardo Santos Rodrigues, visitou o Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, para conhecer o modelo de assistência, que prima pelo atendimento humanizado.
Durante a visita, Resende esteve também no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humando (Cecadeh), que conta com um laboratório de simulação realística para treinamento de profissionais de saúde. O secretário destacou a qualidade da equipe do Hospital Municipal do Idoso. "A impressão é muito positiva e vai reforçar o sonho de termos um hospital assim no nosso estado", concluiu.
Presenças
Participaram da reunião na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba também a superintendente Executiva, Beatriz Battistella Nadas; o diretor geral da Feas, Sezifredo Paz; e o diretor executivo do Hospital Municipal do Idoso, Peterson Anderson de Souza.