Secretária da Saúde recebe honraria máxima da enfermagem brasileira

marcia-premio

O trabalho realizado pela enfermeira Márcia Huçulak à frente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba recebeu reconhecimento nacional na noite desta quarta-feira (29/9), com a entrega do Prêmio Anna Nery, honraria máxima da Enfermagem brasileira, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A premiação homenageia anualmente enfermeiros de todo o país com trajetórias de destaque e de contribuição para o desenvolvimento da profissão. Este ano, Márcia Huçulak foi escolhida pela atuação durante a pandemia da covid-19, um momento em que uma crise sanitária sem precedentes colocou em primeiro plano o trabalho da enfermagem.

“Com muita alegria e honra recebo este prêmio, que leva o nome de Anna Nery, a pioneira da Enfermagem no Brasil. O reconhecimento dos meus colegas aumenta meu compromisso em representar essa categoria tão relevante para a Saúde e o cuidado da população”, destacou a secretária.

A premiação foi entregue durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em São José (SC) em solenidade que homenageou 32 profissionais escolhidos após indicação dos Conselhos Regionais de Enfermagem.

Reverência ao cuidar
A presidente do Cofen, Betânia Santos, destacou que a premiação, realizada anualmente desde 2021, é uma reverência ao profissionalismo, ao cuidar e ao resistir.

“Parabenizo a excelente atuação da enfermeira e Secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, por sua trajetória brilhante e todo o esforço empreendido durante a pandemia. Que este prêmio seja inspiração a todos os profissionais que atuaram na linha de frente da Saúde em Curitiba”, disse Betânia.

A indicação da secretária municipal ao prêmio nacional foi feita pelo do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) e referenda a atuação da secretária municipal na Saúde de uma das maiores capitais do Brasil, explica a presidente do Conselho, Rita Sandra Franz.

“Márcia soube enfrentar uma das maiores crises sanitárias com maestria e muita competência, representando toda a classe da Enfermagem. Ela é uma grande liderança do nosso estado e tem a ciência como sua maior aliada”, falou Rita.

Currículo
Secretária municipal da Saúde de Curitiba desde 2017, Márcia Huçulak liderou todo o enfrentamento do município à crise sanitária da covid-19, capitaneando as ações da Prefeitura e articulando medidas e orientações com outros municípios, instituições particulares, e com os governos federal e estadual.

Formada em Enfermagem pela PUCPR, é especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz e mestre em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres (na Inglaterra).

Servidora da Prefeitura de Curitiba desde 1986, ao longo da carreira, participou da elaboração de mais de uma dezena de publicações relacionadas à saúde pública e se consolidou como gestora de saúde pública passando por diversas funções.

Entre os cargos que exerceu, estão: superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), assessora do gabinete do secretário de Estado da Saúde do Paraná, superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), superintendente de Gestão de Sistemas da Sesa, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).