Prefeitura lança edital para construção da Unidade de Saúde Umbará II

A Prefeitura de Curitiba está com edital de licitação aberto para a construção da nova unidade de saúde Umbará II. Os envelopes contendo a proposta de preço devem ser protocolados no Serviço de Protocolo da Secretaria Municipal de Obras Públicas, até às 9h do dia 14 de dezembro de 2021.

“É com grande alegria que anunciamos a abertura deste edital, que era há muito tempo aguardado pela comunidade local. Finalmente, teremos a unidade de saúde Umbará II em imóvel próprio, com toda a estrutura necessária, condizente com o nível de excelência da Saúde de Curitiba”, afirma o prefeito Rafael Greca.

Imóvel próprio
A nova unidade será construída em um terreno do município na Rua Estanislau Selenko, 365, no bairro Umbará. Desde que foi aberta, em 2005, funcionava em imóvel alugado, na Rua Nicola Pelanda.

O imóvel abrigava a unidade de saúde na parte térrea e moradias no piso superior. Chegou a pegar fogo, no final de 2017, no início da primeira gestão do prefeito Rafael Greca. Desde então, viabilizar a construção da unidade em imóvel próprio se tornou um compromisso do prefeito.

“Após o incêndio, o imóvel locado foi revitalizado para que a unidade pudesse voltar a funcionar rapidamente no início de 2018, mas veio a pandemia em 2020 e tivemos que fechar a Umbará II, pois a estrutura não apresentava condições adequadas para atender covid-19 e as outras condições de saúde”, lembra a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “É com muito orgulho e carinho que lançamos agora esse edital, que solucionará de vez esse problema”, complementa.

Até que a unidade seja construída, a população atendida pela unidade Umbará II, estimada em nove mil pessoas, é acolhida na unidade de saúde Umbará I (Rua Deputado Pinheiro Junior, 915, Umbará). Ainda não há prazo para início das obras, pois dependerá do andamento e finalização do processo licitatório.