Novos servidores da Saúde tomam posse e comemoram etapa da vida profissional
Esta quinta-feira (16/12) foi dia de comemoração para a técnica de enfermagem em saúde pública Juliana Marcelina da Luz, de 31 anos. Ela é uma das profissionais que tomaram posse como servidores da Prefeitura de Curitiba, na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no bairro São Francisco. Foram convocados 21 candidatos aprovados em concurso público.
“Estou tremendo de nervosa, muito feliz por ter sido convocada para assumir meu segundo padrão na Prefeitura”, disse ela, que mora em Almirante Tamandaré e já é servidora municipal de Curitiba. “Para que eu pudesse assumir a vaga, era necessário ter compatibilidade de local e horário. Deu certo”, comemorou Juliana, que integra a equipe da Secretaria da Saúde há dez anos.
Ela, que é servidora da Unidade de Saúde Pinheiros, começa, nesta quinta-feira, a trabalhar também na Unidade Santa Felicidade, cerca de dois quilômetros de distância. Juliana aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas com a equipe da Smap relativas ao vale-transporte, ao plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) e ao Cartão Qualidade, benefícios que ela já tem como servidora municipal.
A escolha da unidade é um momento importante para o servidor. Aline Perfeito, da equipe de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, lembrou aos aprovados no concurso que foram convocados que uma vez que o profissional toma posse, ele pode ter que escolher o local de trabalho em qualquer parte da cidade. Desta vez, havia disponibilidade de vagas para escolha dos novos servidores nos distritos sanitários Boa Vista, Matriz, CIC, Santa Felicidade, Portão, Cajuru e Pinheirinho.
Aline esclareceu ainda que a disponibilidade de vagas é extremamente dinâmica. Alguns dos convocados preferiram aguardar alguns dias antes de assumirem a vaga, pois eles precisam conciliar o seu novo horário de trabalho com suas carreiras atuais no serviço público. De acordo com o edital do concurso, o prazo que eles têm é de 15 dias úteis. Diante do recesso de Natal e ano novo, que interrompe a contagem de dias, os técnicos de enfermagem que não assumiram hoje terão prazo até 17 de janeiro para decidir se tomam posse ou se desistem da vaga.
Concurso é concurso
O dia foi de alegria para a agora servidora Karine Mainardes Vieira, de 29 anos. “Nunca perdi a esperança de que eu seria chamada algum dia. Neste ano, quando começaram a convocar os enfermeiros, eu deduzi que chamariam os técnicos de enfermagem também”, contou ela que trabalha também na iniciativa privada e pretende conciliar as duas atividades.
“Concurso é concurso. A gente estudou para isso. Queria ter estabilidade e poder pensar no futuro, na aposentadoria”, comentou a técnica de enfermagem que escolheu a Unidade Bom Pastor, que fica perto da casa dela.
O Núcleo de Gestão de Pessoal da Saúde, área da Smap, prepara para o próximo dia 21 a reunião de Integração Funcional, quando os novos servidores receberão as informações sobre a sua vida funcional. A Secretaria da Saúde planeja para breve uma reunião com este grupo e outros novos servidores da pasta, para que conheçam e compreendam como funciona a SMS.
Outras convocações de profissionais aprovados em concurso público poderão ser feitas. Por isso, quem foi classificado deve acompanhar os editais de convocação pelo site. A Smap costuma informar aos profissionais convocados pelo e-mail e Whatsapp fornecidos no ato da inscrição.