Saúde vacina 4 mil curitibanos contra gripe e Covid-19
Pelo menos 4 mil curitibanos tomaram as vacinas contra a gripe e também a quarta dose do imunizante contra a covid-19 neste sábado (2/4). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o atendimento foi realizado em dez pontos fixos e também em dez pontos no sistema drive-thru espalhados pela capital, das 8h às 17h.
O público-alvo desta etapa da vacinação é o de moradores de Curitiba nascidos até 1938. A aplicação das duas vacinas acontece de forma simultânea. Segundo orientação do Ministério da Saúde, para os adultos não há contraindicação de aplicação dos imunizantes no mesmo dia.
“Nós chamamos 6 mil pessoas e também aqueles que não vieram durante a semana. Talvez o tempo frio tenha inibido a saída de casa, mas os idosos que vieram foram bem atendidos”, comentou a secretária de Saúde, Beatriz Battistella Nadas.
Ela adiantou que até quarta-feira (6/4) será dado prosseguimento com a vacinação para este público, tanto da quarta dose da vacina contra Covid-19, como do imunizante contra Influenza, nos mesmos pontos fixos. (Veja a relação no final da matéria).
“A única diferença é que não teremos os pontos drive-thru. A partir de quinta-feira (7/4), definiremos um novo grupo para dar prosseguimento à imunização da população curitibana”, assegurou a secretária.
Escudo contra a gripe
Tomar a vacina contra a gripe é tão importante quanto se proteger da Covid-19. A vacina de 2022 serve para imunizar contra a variante H3N2 Darwin, que já causou surto no país no início desse ano.
A secretária Beatriz Battistella Nadas lembra que em alguns casos a influenza pode ser fatal, daí a importância de manter a vacinação em dia para se precaver.
“O vírus está circulando e já ocorreram vários casos de influenza e até óbitos em decorrência dela. É importante ter em mente que a gripe pode levar a morte e a melhor atitude é tomar a vacina”, aconselhou a secretária.
A vacinação contra a gripe acontece anualmente para grupos prioritários. A vacinação contra a influenza será ampliada conforme disponibilidade de imunizantes e calendário nacional.
Quarta dose
Para receber a quarta dose da vacina anticovid, além de se encaixar na faixa etária que está sendo convocada, é necessário que tenha transcorrido, no mínimo, 120 dias desde a aplicação da terceira dose (primeiro reforço). O aplicativo Saúde Já Curitiba está enviando mensagens, como forma de lembrete, para todos que se encaixam nos critérios da convocação.
A vacina recomendada para a nova dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), segundo nota técnica do Ministério da Saúde.
Pontos fixos de vacina anticovid e contra gripe
Até quarta-feira (6/4) para nascidos até 1941
Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 - Sítio Cercado
Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches
Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão
Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru
Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1.529 – CIC
Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho
Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo
Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Quitéria II
Rua Bocaíuva, 310 - Santa Quitéria
Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade
Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Dom Bosco
Rua Angelo Tosin, 100 - Campo do Santana