Saúde homenageia Enfermagem em tarde de confraternização e capacitação

18052022 semana enfermagemSaúde homenageia Enfermagem em tarde de confraternização e capacitação

Entre as ações comemorativas da Semana da Enfermagem em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta segunda-feira (16/5), um encontro para homenagear enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de propor a reflexão sobre o modelo Saúde 4.1. 

“As equipes da Enfermagem todo o dia mostram seu valor e fazem a diferença na vida das pessoas. A SMS é hoje referência no SUS porque tem uma equipe maravilhosa, que se dedica e que queremos que siga aumentando”, destacou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.A um público de cerca de 250 pessoas - enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), hospitais, Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Central 3350-9000 -, a secretária lembrou que a Enfermagem é uma das forças-motrizes da Saúde, representando 41% dos profissionais da SMS, com a missão de acolher, realizar diversos tipos de atendimentos, integrando todos os saberes com foco no cuidado integral do indivíduo.

Enfermeira e Autoridade Sanitária Local (ASL) da Unidade de Saúde São Braz, Lucélia Ribeiro afirma que ter momentos para celebrar a profissão é essencial. “A Semana da Enfermagem faz muita diferença no nosso dia a dia porque é um momento em que recebemos o reconhecimento e a valorização da nossa profissão”, diz. Ela é enfermeira há 15 anos e soma outros 28 anos como técnica de enfermagem.

Reconhecer e investir
A secretária ressaltou que, além das homenagens, a Prefeitura e a SMS investem continuamente na contratação destes profissionais. Nesta segunda-feira (16/5), foram nomeados 26 novos enfermeiros, convocados aprovados em concurso público.

Presente ao evento, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Rita Franz, ressaltou o investimento contínuo da SMS à categoria e a dedicação dos profissionais em suas rotinas.

“Agradeço, em nome do Coren-PR, por tudo o que vocês têm feito pela população curitibana. A Enfermagem ficou muito mais em evidência com a pandemia, mas sempre esteve presente na vida do cidadão. Não somos apenas assistentes de outros profissionais, somos a assistência direta ao paciente”, disse Rita.

A representante da Associação Brasileira de Enfermagem no Paraná (Aben-PR), Daiana Kloh Khalaf, também ressaltou que Curitiba enaltece a categoria ao, além de homenagear, criar novos postos de trabalho a enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Capacitação constante
O evento também promoveu a capacitação dos profissionais, reforçando a importância de atuar no modelo Saúde 4.1 desenvolvido pela SMS durante a pandemia.

O modelo busca promover o acesso à Saúde na cidade a partir da incorporação de tecnologias, mas priorizando a humanização nos atendimentos para que Curitiba seja uma cidade mais saudável e mais feliz. Entre os serviços que já englobam esse paradigma estão a Central 3350-9000, o Aplicativo Saúde Já Curitiba e o prontuário eletrônico e-Saúde.

Saiba mais sobre a Saúde 4.1 aqui
A SMS também divulgou que a Prefeitura vai oferecer uma capacitação online para os técnicos em Enfermagem a partir de 30 de maio. O curso, gratuito e certificado, será realizado em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) em cinco módulos.

A Semana
A Semana da Enfermagem foi instituída pelo governo federal para celebrar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em maio, mês de datas marcantes para as categorias.

Em Curitiba, este ano, a celebração começou em 12 de maio, Dia da Enfermagem e do nascimento da inglesa Florence Nightingale, ícone da enfermagem moderna. Durante a semana, a SMS promoveu uma agenda de atividades especiais, como palestras, ações de cuidado e autocuidados por toda a cidade.

Em 20 de maio, celebra-se o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, data que marca o falecimento de Ana Neri, pioneira da enfermagem brasileira que prestou serviços voluntários em hospitais na Guerra do Paraguai.